segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

A causa das enchentes

O portal SwissInfo continua a publicar as reportagens feitas pelo catarinense-alemão Geraldo Hoffmann sobre enchentes e outras catástrofes. O material agora tem, como título, “A culpa não é só da mudança climática”.

Trecho inicial:
"Não é possível estabelecer uma relação direta entre o fenômeno natural das chuvas e os danos de uma enchente. O efeito da mudança climática não deve ser visto isoladamente", afirma o especialista suíço, Bruno Schädler.

E a professora de Engenharia Ambiental da Universidade de Blumenau, Beate Frank, vai mais longe: ela denuncia uma "tentativa deliberada de 'naturalizar' a catástrofe", para livrar os governos de suas responsabilidades.

Uma frase atribuída ao presidente brasileiro ganhou destaque na imprensa internacional no final de novembro: "Lula diz que mudanças climáticas são a causa das enchentes em Santa Catarina".

O vice-secretário federal de Meio Ambiente da Suíça (Bafu, na sigla em alemão), Andreas Götz, ri quando ouve tais declarações. "Não é bem assim. Enchentes sempre existiram, também antes da mudança climática. Elas são, em primeira linha, resultado da ação do ser humano, que ocupa os espaços sem respeitar a natureza", diz a swissinfo.


A íntegra pode ser lida aqui.

A reportagem anterior (“Não há proteção total contra enchentes”) está aqui.

6 comentários:

Anônimo disse...

bah tio cesar o antigo partido d biguaçu(axo)q era o PMDB,BOTO FOGO NA PREFEITRA,QUEM GANHO LÁ AGORA FOI O PP.
VAI DAR COSA....

Anônimo disse...

As obras que deram maior vazão as águas em Blumenau, Gaspar, Brusque destruíram Itajaí. Afogaram o litoral jáque o canal extravasor que deveria abrigar essas águas mais rápidas não foi contruído,nem as barreiras de contenção nos trechos mais baixos,o governo do estado tem o projeto completo, desde as barragens a montante até as obras de juzante, o projeto japonês. MP mostra a tua cara o responsável não foi são Pedro!

Anônimo disse...

TIO CESAR EU LI AGORA NO PAULO ALCEU:

Hoje o autor do livro"Descentralizacao no banco dos reus", Nei silva, encaminha a procuradora do Ministerio Publico Estadual, Vera Lucia Coppetti novas documentacoes e informacoes sobre denuncias contra atos do governo estadual que estao em fase de investigacao no MPSC.

Abracos do Marcio

Anônimo disse...

cesar olha o q li no moacir.....

Turismo?

O maior movimento de turismo náutico durante a temporada de verão na Ilha de Santa Catarina acontece a partir de Canasvieiras. É realizado pelas escunas que levam milhares de visitantes para um passeio marítimo na baia norte e visita à Fortaleza de Anhatomirim.

No ano passado, o trapiche que acolhe todos os turistas interessados neste programa único, estava uma vergonha, mesmo depois de iniciada a temporada. Às pressas, depois de várias críticas, a Prefeitura de Florianópolis decidiu agilizar melhorias.

Este ano, o desleixo se repete. Falta fiscalização da Prefeitura de Florianópolis. E um mínimo de bom senso e compostura dos donos das escunas, que usam um próprio público e faturam somas altíssimas. Não dão a menor contrapartida pública.

O sistema de ilumninação que corre sob o trapiche oferece risco de vida. Está lá pendurado, amarrado com cabrito. No acesso ao trapiche, canos que conduzem os fios estão lá expostos. Cintas de ferro totalmente enferrujadas expostas, a mostrar o total desleixo dos que exploram os serviços. Até a placa de sinalização da Capitania dos Portos é uma vergonha.

No ano passado, o Secretário de Turismo, Mário Cavallazzi, prometeu um terminal moderno, bonito, para acolher os turistas que desembarcassem dos navios. De lá para cá, não aconteceu absolutamente nada.

Capital Turística do Mercosul? Reunião do Conselho Mundial do Turismo em maio de 2009?

Com estes e outros absurdos? Com tanta negligëncia? Com tanta omissáo do poder público?

Matérias polêmicas estão sendo votadas nas últimas semanas do ano em SC, entre elas o orçamento para 2009.

Anônimo disse...

Desbloqueio

Os trabalhos de pavimentação do desvio da SC-401, no trecho em Santo Antônio de Lisboa, foram agilizados nos últimos dias. Sábado e domingo, as máquinas e os operários foram acionados. Até no domingo a noite houve colocação da camada asfáltica.

Fato raro, que merece registro. Com o desvio, só uma nova e excecpcional queda de barreira pode causar o fechamento da mais movimentada rodovia da Capital.

PERGUNTO PQ ISSO NÃO FOI FEITO ANTES?

cARLOS

Fernando Silva disse...

Tenho 29 anos, e creio que faz pelo menos uns 25 que todo ano, de outubro até fevereiro, chove bastante em SC. Nós, seres humanos, somos animais que sempre se adaptaram muito bem ao clima, passando por secas e inclusive por uma era glacial. Será que não é possível nos adaptarmos a um bocado de água?