sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

AS ENCHENTES E A SUÍÇA

Conforme tinha falado há alguns dias, o Geraldo Hoffmann estava preparando uma reportagem sobre como a Suíça, onde ele mora, enfrenta as catástrofes naturais. É um país com a metade do tamanho de Santa Catarina e o dobro de habitantes. Antes que vocês se amotinem, deixa explicar que embora SC não esteja na Europa e as condições daqui e de lá sejam bem diferentes, não custa informar-se. Conhecer outras realidades, ver como o mundo enfrenta situações parecidas.

Ah, e como a reportagem foi feita em cima e talvez até a propósito do desastre catarinense, tem coisas muito interessantes, como a reação do ministro do meio-ambiente suíço, ao ver as fotos da enchente de agora, em Santa Catarina.

Abaixo, o trecho inicial:
NÃO HÁ PROTEÇÃO TOTAL CONTRA ENCHENTES

Nas últimas três décadas, as enchentes causaram prejuízos de mais de 10 bilhões de dólares na Suíça. Para reduzir os danos, o país adota uma "estratégia integral de prevenção às cheias".

Ela combina obras de construção civil com medidas de organização e planejamento, controle rígido da ocupação do solo e proteção ao meio-ambiente. Um seguro obrigatório cobre os prejuízos em caso de catástrofe.

Os governos federal, estaduais e municipais da Suíça investem anualmente em torno de 3 bilhões de dólares em medidas de proteção contra riscos naturais, especialmente contra enchentes e avalanches de neve.

Mas isso ainda não torna o país imune a catástrofes. As enchentes de 2005 e 2007 mostraram que a prevenção ainda pode ser melhorada, sobretudo diante das previsões de que intempéries extremas podem se tornar mais freqüentes com a mudança climática.“
Para ler a íntegra, clique aqui.

Pra criar um certo suspense e uma expectativa, o Geraldo avisa que semana que vem terá uma continuação com o sugestivo título de “A culpa não é só da mudança climática”.

Nenhum comentário: