sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Hollywood catarinense... III (a cidade perplexa)

Nota de abertura da coluna do Adelor Lessa em A Tribuna, hoje.
A cidade quer (e merece) explicações

O projeto que prometia fazer Criciúma virar um pólo internacional de cinema está indo a pique sem ninguém ter entendido direito até agora como tudo começou. O primeiro sinal dado foi por uma nota, longa, repassada pela assessoria de imprensa da produtora de Roberto Carminati, semana passada, informando que estava sendo "reavaliada" a decisão de basear o projeto em Criciúma. Por fim, no A Tribuna de ontem, o parceiro americano de Carminati, tirou o time e deu a "nota de falecimento" do projeto. Acabou, então, sem nunca ter começado. Pelo menos, em se tratando do que foi anunciado em novembro do ano passado, durante cerimônia em Florianópolis com o Governador Luiz Henrique, Prefeito Antonelli, o tio de Roberto, Ivo Carminati (na época o homem forte do Governo) e um time pesado de autoridades. O Governo teria garantido apoio ao projeto, através de carta para captação de recursos pela lei de incentivo à cultura. Depois, a comitiva inteira, menos o Governador, veio a Criciúma e aqui foi feito um grande "carnaval". Criciúma estava virando uma Hollywood. Ninguém sabia explicar direito o porquê, mas era isso. E só se falava disso.

A "onda" cresceu mais ainda porque foi comprado, para sediar a produtora, o Pavilhão da Eliane, no bairro São Luís, onde funcionou o Centro de Eventos da cidade no Governo Décio Góes, que depois foi devolvido pela Prefeitura quando Antonelli assumiu. Num sábado, um exército de jovens se acotovelava na fila, na frente da Fundação Cultural, para fazer "testes". Para muitos deles, era o sonho de ser artista, e famoso, se aproximando. De repente, ninguém falou mais nada. Da mesma forma que veio, foi. De tudo, ficou apenas o mato que toma conta da área do Pavilhão-sede da produtora-prometida. Tudo muito confuso e, principalmente, estranho. Há muito a ser respondido sobre o assunto para a cidade.”

9 comentários:

Anônimo disse...

Um anônimo, no outro post, sobre este mesmo assunto falou em "bando de irresponsáveis e deslumbrados, que não quer e não sabe governar. Só sabe aparecer e viajar." Deve ser por isso que o Democratas conseguiu conquistar um belo espaço no governo, não? Parece que enquanto uma turma festava a outra trabalhava...Deu no que deu.

Anônimo disse...

César, este é o governo midiático de D.Luiz XV, cinema, balé, teatros ... só promessas, coisas concretas e realidade, nadica de nada.....

Anônimo disse...

César, alguém poderia investigar se não tem nenhuma "ONG" que tenha "captado" tais recursos e sumido do mapa. Quando abrirem a caixa preta do SEITEC (sistema estadual que congrega os Fundos da Cultura, Esportes e
Turismo), grandes poderão ser as surpresas. É muito dinheiro indo pelo ralo... são recursos do ICMS que as empresas podem, ao invés de recolher ao Estado, direcionar para esses Fundos.

Anônimo disse...

Por que nos roubaram o sonho de ser uma nova Hollywood? O povo de Sucupira quer saber!

Anônimo disse...

Prá mim tá tudo combinando, não tem nada de errado. Esse governo é uma comédia mesmo!

Anônimo disse...

O pessoal do "choubiceneci" não sabia o tamanho da "colaboração para o partido"... o susto deve ter sido grande.

Anônimo disse...

O homem da corda para se enforcar é tão liso que o governador já o colocou mais perto da grana das parcerias...

Anônimo disse...

Como Catarinense,fico com vergonha de estar sendo representado no mundo das artes por este que se intitula cidadão "Criciumense". Por causa deste diretorzinho da Rede Globo,agora somos alvos de piadas e quem sabe ate difamação no exterior por parte desta produtora de filmes. O Roberto Carminati e seu socio Erico Ginez devem ser expulsos de nossa cidade e de nosso estado.
Por onde anda Mazaropi?

Anônimo disse...

Eu já vi este filme antes.