segunda-feira, 2 de junho de 2008

FINAL DE GARANTIA

Há um mês terminou a garantia de três anos do meu computador principal. Ontem à noite ele engripou a parafuseta e baixou UTI. O computador reserva, que tem capacidade para rodar os mesmos programas de editoração eletrônica, pra variar, não ligou. Deu um crepe na malemolência e faltou contato no prequepé. Não teve jeito e maneira. Foi junto para o pronto-socorro. E este é um legítimo Frankenstein, computador feito com canibalização de vários outros. Ficou uma máquinha joinha, mas completamente desguarnecida de qualquer garantia.

Uns dias antes, um dos monitores (Samsung 940b, lcd) tinha pifado. Claro, a garantia de um ano terminara no começo de maio. Aproveitei a ambulância e levei também para o cirurgião. Lá fiquei sabendo que só naquela clínica de monitores da praça do Saco dos Limões, o médico atende uns 20 e tantos casos semelhantes por mês. Parece que a Samsung (e a LG vai na mesma toada) não tem grande apreço pelo consumidor brasileiro. Comercializam, na cara dura, um troço que invariavelmente acaba na oficina.

O computador deverá ter um diagnóstico médico amanhã. Tomara que não dê “perca total”. E que não seja a placa filha da mãe. De uma forma ou de outra, dentro de mais um ou dois dias deverei estar novamente com a programação normal e o melhor do carnaval. Mas o problema é que, enquanto isso, tenho que ficar usando computadores do século passado.

Sabe aquelas máquinas que a gente aposentou e que achava que nunca mais iria precisar usar? Pois então. Aquelas em que a gente clica para abrir o word e sai pra tomar um café? Essas mesmo. Ó vida...

6 comentários:

Anônimo disse...

Máquinas antigas podem ser muito úteis. Poucas semanas atrás montei um computador de sucatas, para o meu pai poder ler blogs e fugir do enlatado dos vizinhos do sul. Está cumprindo perfeitamente sua função.

Anônimo disse...

Ainda mais rodando um Linux.
Aí fica livre também dos enlatados do norte!!!
Aliás, fica livre livre!
Software livre, pensamento livre, conhecimento livre!!

Anônimo disse...

Também tenho um monitor Samsung que pifou logo após o término da garantia. Deve ser projetado para isso...

Anônimo disse...

Sugiro mudar para as maquininhas da apple, praticamente sem problemas de hardware, sem doidera de software. Sem falar que sao muito mais bonitas que os pcs. Olha elas em www.apple.com.

Linux é legal também, mas o hardware é o mesmo do pc, ou seja, mesmos problemas.

Unknown disse...

Não sei se é o caso, mas não custa perguntar:

Nestes 3 anos de garantia, foi feito alguma revisão preventiva no PC?

Em cidades úmidas e com maresia como Floripa, uma revisão a cada 12 ou 18 meses é obrigatório pra quem não quer perder a máquina.

Mas isso não justifia a péssima qualidade dos monitores atuais.

Anônimo disse...

Cesar.

Neste mês meu irmão teve seu gravador de DVD, com hd, "pifado" dias ápós o vencimento da garantia.
Essas máquinas atuais têm muita inteligência embarcada. São chips e mais chips com programações para diversas tarefas.
Quem pode nos garantir que um desses chips não seja, efetivamente, programado para cometer suicídio?
Quem duvida?