sexta-feira, 20 de junho de 2008

AGRESSÃO CONSENTIDA

Os moradores da Daniela, em Florianópolis, reunidos num atuante Conselho Comunitário, chamam a atenção para uma situação, no mínimo, estranha, que a Floram, órgão ambiental da prefeitura, criou. O pretexto é facilitar o assentamento de pescadores na época da tainha.
Conforme relata o presidente do CCDan, o irrequieto Rogério Queiróz, “existem hoje três ranchos, dois mirantes e uma casa, todos sobre a restinga. A casa e os demais foram autorizados pela FLORAM, com direito a colocação de luz elétrica trifásica e o poste está fincado sobre a restinga”.

O problema, naturalmente, não é a presença de pescadores à espera de algum lanço de tainha. É a forma como se instalaram. Ou, como resume o CCDan: “Socorro! A Restinga da Daniela – que é uma Área de Preservação Permanente protegida por leis federais, estaduais e municipais – foi invadida”.

As fotos (acima e abaixo) mostram um dos ranchos dos “caçadores de tainhas”, instalados em frente ao Recanto dos Girassóis. O “acampamento provisório” autorizado pela Floram, tem pouco de provisório. Um dos moradores está distribuindo texto onde relata como vê a coisa. Transcrevo alguns trechos:

“Neste local ficarão por quase três meses (25% do ano) perto de 12 homens, em edificação com cobertura em eternit, na maior parte do tempo, com seus “familiares”, lavando, erguendo varais sobre as arvores, cozinhando “alegremente” com “fogões improvisados” feitos com tijolos sobre a areia, com fogueiras alimentadas com vegetação local, fazendo todas as necessidades em fossas (?) improvisadas e gerando águas servidas que circulam livremente ao redor da “patética” possessão... (...)

Quando nos aproximamos (inclusive pela orla frontal = praia na região nobre de balneabilidade), somos observados, hostilizados e tratados como intrusos em área particular, tudo regularizado (como diz um cartaz local)... Cenário tribal de evidente rompimento com a comunidade circundante. (...)

Pelo que pudemos entender: a Floram legitima a ocupação, não esclarece (ou pelo menos não fiscaliza): o distorcido conceito de edificação provisória, o “escancarado” destino das águas servidas e esgotos, o contraventante e ostensivo preparo de alimentos no local e “ignora” a presença de não profissionais nos grupos... Autoriza ligação exemplar (com posteamento em concreto exclusivo sobre a área preservada) de energia elétrica, agindo com surpreendente “boa fé” no uso da concessão “dita provisória”... Ou seja: por omissão, estimula o conflito.

É admissível que estes pescadores façam sua pesca, que até instalem algumas discretas barracas e estacionem suas canoas, como o fazem ha vários anos para observar cardumes e eventualmente agir (nada mais)... Mas o que se vê este ano (2008) é uma afrontosa, depreciativa e perigosa invasão do espaço “legalmente intocável”, sob o “patrocínio” do órgão municipal que deveria protegê-lo. (...)

Hoje Daniela... Amanhã... Qualquer zona balneária que despertar interesse como ponto de “observação de cardumes” e assim: sobre “duvidoso arbítrio”, ser violentada, acima de qualquer restrição ambiental, em nome de legítima “tradição pesqueira”.

Querem criar na “frágil” área costeira “ciliar” verde da Daniela mais uma pseudo aldeota de “pescadores” (idêntica a que vemos na ponta do coral e outros pontos estratégicos da ilha)... Que na prática transforma-se em “conveniente” local de lazer a beira mar com energia, água potável e churrasqueiras para visitas e usos privados... Quando não: em pequenos pontos de venda ou barzinhos informais... (...)

Agora dizem que pretendem torna-los definitivo... Em ano político pode-se esperar tudo...
É assim que nascem os problemas que “hoje” finge-se solucionar com remendos...”

7 comentários:

Anônimo disse...

Legal foi assistir a entrevista de um representante dos moradores da Pponta do Leal (caso semelhante). Eles simplesmente estão rejeitando serem deslocados para apartamentos que serão construídos no bairro Coloninha. O motivo: Alegam haver um lençol freático no local, o que faria as edificações ruirem.
Esse caso da Praia da Daniela é um "meio caminho" à esta situação da Ponta do Leal. Depois exigirão uma residência em área nobre, e não em qualquer bairro...
Agradeçam ao Dário, que em teoria é o chefe de todas estas pessoas que autorizam ilegalidades das maias diversas.

roberto disse...

jornalismo sério é assim... reflete a realidade com precisão, democratiza a informação e assim: ambienta a justiça. parabéns pelo seu trabalho. roberto ferreira.

Anônimo disse...

E lá na Ponta do Leal a situação é kafkiana. As dezenas de barracos - todos vizinhos de uma estação de tratamento da Casan - jogam todo o esgoto direto no mar. E ninguém faz nada... Alô Ministério Público!!!

Orlando Tambosi disse...

Pô, César,

você é contra o "povo"? Mas que coisa mais "reacionária"!
Será que você não percebe que essa gente é "vítima da sociedade capitalista"?


Heheheh. Logo virá alguém dizer que você não fala dos grandes apartamentos etc. "Pobre" pode ocupar o que quiser. Ou invadir o que quiser. E, se tem carteirinha "pastoral", seu direito é exclusivo e abençoado por Deus.

A Cnbb não me deixa mentir...

Anônimo disse...

E quem já foi fazer a trilha do canto dos araças à costa da lagoa se depara com uma casa construída na rua. Foi embargada, o sujeito tem as costas quentes, continuou e terminou a construção. É uma que o poste está no meio da rua. Rua joão henrique gonçalves. A floram vai lá de vez em quando ver se ele não está derrubando os bambus .... tá tudo dominado!

Anônimo disse...

Acho esta situação da Daniela interessante. Sugiro que se adote a mesma autorização para Jurerê Internavcional, porém com uma única restrição. Que lá somente seja permitida a pesca de peixes mais nobres, como Bacalhau, Estrujão e congrio Rosa.

Anônimo disse...

O sujeito que tem a casa no Canto dos Aracás, é protegido de um político do PSDB. Visse? Ninguem mexe com ele.