sexta-feira, 20 de junho de 2008

DISCUTINDO A RELAÇÃO

A semente que joguei para o ar no da 5 de junho [aqui], parece que vai dar seus primeiros frutos. O Sindicato dos Jornalistas, FENAJ e Assembléia Legislativa vão promover, no dia 25 de junho (quarta-feira), às 14 hs, no Plenarinho da Alesc, o debate “Governo e Imprensa: Que Relação é Essa?”

Segundo informa o Sindicato, foram convidados representantes do Legislativo Estadual e do Executivo, já confirmada a participação de José Augusto Gayoso, o Diretor de Imprensa da Secom; dirigentes do SJSC e da FENAJ; OAB/SC; Ministério Público Federal; e Sindicato dos Proprietários de Jornais e Revistas de SC.

O debate é aberto ao público em geral e espera-se que interesse a jornalistas, estudantes, profissionais e empresários de várias áres. Enfim, a todos que se preocupam com o bom uso do dinheiro público, com o correto exercício do jornalismo e com a forma como essa relação se dá. Naturalmente, sem perder-se em bate-bocas partidários estéreis.

Para o presidente do Sindicato, Rubens Lunge, fatos como o ocorrido com a revista Metrópole e outros de relações suspeitas mostram que “está mais do que na hora da sociedade controlar os meios de comunicação”. O Sindicato pretende apresentar, durante a discussão na Alesc uma proposta de criação do Conselho Estadual de Comunicação. Lunge acha que “mecanismos estadualizados e municipalizados, que envolvam a participação da população, contribuem para que a comunicação seja vista e usada com um bem público e não como uso de poder para poucos”.

4 comentários:

Anônimo disse...

Resposta simples e rápida: $$. Essa é a relação.

Anônimo disse...

Mudando só um pouquinho de assunto, alguém sabe se a Gazeta de Joinville faz parte da ANJ? Não lembro de ter visto o presidente dessa entidade dar entrevista em defesa da liberdade de imprensa, de livre expressão, etc, referente ao caso do Estado de SC (LHS) contra o dito Jornal, à respeito de notícias publicadas sobre o livro "A Descentralização no Banco dos Réus".
Algum Jornalista poderia entrar em contato com a ANJ e perguntar qual a manifestação deles sobre esse caso?
Ou será que só quando o rolo é "Federal" é que pronunciam?
Acho que existe uma tal Associação dos Jornais do Interior, não? E essa? A Gazeta é associada? Qual será a opinião de associação?

Rogério Christofoletti disse...

Vem em boa hora o debate...

Aluizio Amorim disse...

Oooops...controlar os meios de comunicação? Sinto o odor fétido do petralhismo em ação, sempre querendo policiar a imprensa e os jornalistas.