quarta-feira, 25 de junho de 2008

COBRANÇA ESPERTA

A prefeitura de Florianópolis está empenhada em aumentar, de qualquer maneira, sua arrecadação. De uns tempos pra cá tem enviado para as empresas sediadas na capital avisos de cobrança de ISS atrasados. Muito atrasados.

Os avisos chegam praticamente a cada semana, com duas cobranças em cada aviso. E prazo de 15 dias para pagar, sob pena de inscrição na dívida ativa. Algumas empresas foram pesquisar e descobriram que a pretensa dívida, de 2004 ou antes, não existia. O imposto estava sendo cobrado pela segunda vez.

Pode não ser apenas uma manobra esperta para reforço de caixa em ano eleitoral. É possível que o “sumiço” dos comprovantes antigos seja “apenas” reflexo da desorganização da prefeitura. Em todo caso, é muito conveniente para eles.

A operação não tem erro: se a empresa achar que o valor é pequeno e que não vale o trabalho de ir atrás do arquivo morto, paga e a prefeitura lucra. Se a empresa questionar (e vai se incomodar uma porção para provar), paciência, é do jogo. Neste caso, a prefeitura terá gasto apenas uma folha de papel e a postagem registrada do aviso. Mas sempre terá um certo percentual de empresas que prefere pagar a gastar com advogados para discutir o débito.

Nenhum comentário: