Por aqui o LHS e sua turma falam com grande entusiasmo e facilidade em construir, em dois anos, se tanto, uma linha de metrô de superfície. Ou de bonde.
Não são boas, para os apressados e excessivamente otimistas, as notícias que chegam de vários lugares onde obras semelhantes estão sendo tocadas ou já terminaram. Anos e anos de planejamento, anos e anos de execução. Não há precedentes que tenham conseguido fazero que se pretende fazer em Florianópolis no prazo anunciado.
E há situações como a do metrô de Belo Horizonte, que mostram como a coisa pode desandar. Lá, embora o trem devesse circular na superfície, as verbas estão indo pro buraco. E os prazos, pro espaço.
Reportagem de Rayder Bragon, no UOL [aqui], conta que as obras iniciaram na década de 80, com grana francesa. O “trem metropolitano de superfície” já consumiu mais de 20 anos e a bagatela de R$ 800 milhões. Falta pouco pra torrar a emblemática quantia de R$ 1 bilhão.
É bem verdade que em 1991 foram concluídos os 28 quilômetros da linha 1. Mas o preço por quilômetro foi quase o dobro do custo previsto internacionalmente para obras desse tipo.
2014, A COPA DO METRÔ
Lá, como cá, a Copa poderá impulsionar o metrô. Lá, como cá, querem concluí-lo a tempo de ser utilizado pelos torcedores. Lá, o custo final já está estimado em R$ 4,3 bilhões (com a conclusão da linha 1 e implantação das linhas 2 e 3) e os otimistas de plantão acham que, com o aval da Fifa, não faltarão financiadores internacionais. Aqui os custos são mais modestos, mas igualmente aposta-se que o dinheiro jorrará sem dificuldades. Quem viver, verá.
Quem resolve a pobreza é o capitalismo, não os burocratas do G20 com as
garras no Estado.
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O sistema capitalista se mostrou o mais eficiente na criação de riqueza,
desmistificando a ideia de que economia é um jogo de soma zero. Alan Ghani
para ...
Há 4 horas
3 comentários:
Tio, nem deverias ter citado a copa de 2014. Destes idéia para "prorrogarem" o andamento das obras. Dirão que apareceram outras prioridades e que até a copa o metrô estará pronto.
Tio César,
Acho que aqueles que duvidam da realização desta obra, no prazo proposto, não conhecem o real motivo dela!
Como a família LXV em 2010 não terá mais "avião-de-rosca" para servir-lhes, e a frota de veículos particular foi vendida para pagar tantas custa judiciais, eles terão que andar de transporte público. Mas como são muito exibidos, não poderá ser nestes ônibus "furrecas" que estão por aí"!
Podes crer!
Para se ter um metrô é preciso implantar uma rede elétrica exclusiva em corrente contínua, com subestação, válvulas retificadoras, filtros e outros quetais.
Então ficam aqui algumas dúvidas:
Será criada uma empresa específica para esse metrô, ou será operada pela Celesc, ou pelo Deinfra, ou pelo Galina ?
Será que a rede da Celesc tem condições de garantir o fornecimento da energia para esse metrô ?
Quem fez o projeto ? qual é o traçado ? qual é o custo ? tem viabilidade ?
Será que vai precisar mesmo desse metrô, já que teremos o transporte marítimo já prometido antes pelo mesmo Luiz 15 ?
Brincadeira tem hora e em ano eleitoral um blefe desse não pega bem !
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