sábado, 29 de novembro de 2008

INSENSIBILIDADE GALOPANTE

Fui alertado pela Maria José Baldessar, que por sua vez o foi pelo Rogério Christofoletti: o e-mail que o Sindicato dos Jornalistas enviou aos associados no último dia 27 vai entrar para o livro das coisas sem noção que estão sendo ditas e feitas neste período de tragédia e luto.

Como todo mundo sabe (e aí não é figura de retórica, porque o desastre foi notícia no mundo todo), houve uma impressionante tragédia em muitos municípios de Santa Catarina. Milhares de pessoas tiveram que sair de casa, muitas delas perderam tudo, quase todas tiveram enormes prejuízos. E, entre as vítimas, também há jornalistas. Tanto gente de redação quanto professores, assessores, frilas e desempregados.

E aí, diante deste quadro, cuja extensão no dia 27 já estava perfeitamente definida e clara, o que faz o Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina?

Manda um e-mail cujo texto integral é este (o destaque é meu):
“Prezado (a) sindicalizado (a):

No meio século e um pouco mais de existência, o Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina faz a luta ancorado na força coletiva de milhares de profissionais como você. E a luta, em 2009, precisa ser ainda mais intensa.

O governo federal está discutindo mudanças na formação dos jornalistas e na regulamentação profissional. Nas emissoras de tevês e rádios, nos meios impressos, nas assessorias, há cobrança pela realização de várias funções ao mesmo tempo, o que intensifica a violência moral no trabalho e o desenvolvimento de doenças como LER/DORT e depressão. Assalariado, servidor público, free-lancer, jornalista na condição de pessoa jurídica, todos estão submetidos à mesma lógica. Os patrões lucram cada vez mais e resistem na hora de valorizar o nosso trabalho, melhorar as condições para a atividade laboral, pagar hora extra, respeitar a legislação.

Por isso, colega sindicalizado, estamos chamando você de volta! Precisamos de você na luta!

A nova gestão do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina está programando uma série de atividades (debates, reuniões por setor de trabalho, campanhas específicas) para organizar a categoria e dar resposta aos desafios que estão à frente.

Essa, então, é a comunicação oficial prevista no Art. 9º do Estatuto da entidade para que você coloque em dia a sua mensalidade, fundamental para dar o respaldo financeiro que ampliará nossa capacidade de luta.”

Não é uma coisa espantosa? Como diz a Zeca: “enquanto meio mundo pede solidariedade - inclusive a Fenaj - o SJSC pede: paguem suas mensalidades ou então, o estatuto! Estou com vergonha dessa diretoria. Não vi no recado o seguinte: “tudo o que arrecadarmos será revertido para os colegas jornalistas atingidos pelas cheias”.”

4 comentários:

Anônimo disse...

Babacas....

J.L.CIBILS disse...

Eu estava achando que era só eu que tinha enchergado isto, to vendo que tem muito mais gente com o mesmo pensamento, é muita coinsidencia, esta semana que passou recebi correspondencia identica, mas eu tinha entrado em contato com Sindicato atraves de e-mail, solicitando que o Sindicato se engajasse em uma campanha de solidariedade aos atingidos pelas enchentes, cheguei a enviar dois e-mails e nao obtive resposta nem uma, um datado do dia 24 outro do dia 26, após estes dias recebo esta cartinha do tipo escritório de cobrança, olha, eu nao sei o que se passa na cabeça dessa gente, eu tentei fazer minha parte como Jornalista, acho que este momento é de muita luta, mas a luta que me refiro é de salvar vidas, inclusive salientei que eles visitassem meu blog, lá inclusive eu colquei o endereço de varios outros blogs que estao nesta guerra, inclusive o seu Cesar, pois lá parei um pouco de colocar meu portifólio para me engajar nesta luta, que é a prioridade neste momento, acho que ninguem tem o direito neste momento de se omitir.
Ainda estou no aguardo de respostas dos DOIS e-mails que enviei ao Sindicato.....

J.L.CIBILS disse...

Como diz o Lula, " nunca na história" do Sindicato tiveram esta brilhante ideia.
É desse jeito que querem unir a categoria?
É com um ton de ameaça desta cartinha que vao conseguir?
Eu já ajudei muito o Sindicato, nao me omitiria a ajudar novamente, nao precisam usar deste artificio pra me cobrar.

Olha só o que diz os artigos do Estatuto do Sindicato dos Jornalistas.
E pra complementar, hora INOPORTUNA de quererem me cobrar, eles me conhecem, nao preciso dizer quem sou.
-----------------------------

Art. 5º - A filiação ao SJPSC será renovada a cada 3(três) anos pelos associados com registro de provisionado, sendo que a documentação necessária para tal renovação o xerox autenticado da carteira de trabalho com o registro devidamente renovado.
Parágrafo 1º - A não renovação da filiação, decorrido o prazo de três meses, acarreta o desligamento imediato do associado e o cancelamento de sua matrícula.
§ 2º - No início do prazo de carência, estabelecido no parágrafo anterior, o associado deverá ser notificado a respeito da possibilidade de exclusão, através de carta ou edital publicado na imprensa local ou órgão de divulgação do Sindicato;
§ 3º - A filiação, a verificação da documentação, a desfiliação de associados deverão ser apreciadas pela Comissão de Sindicalização e Exercício Profissional do SPJSC e submetidas à Secretaria Geral.


Art. 9º - Serão excluídos do quadro social os associados que:
a) Sem motivo justificado atrasarem em mais de 6 (seis) meses o pagamento de suas mensalidades e não saldarem seus débitos mesmo após comunicação oficial;
b) Não comprovarem o exercício profissional para efeito do previsto no artigo 5º deste estatuto.

Anônimo disse...

Insensibilidade é isso aqui: http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=23738723