domingo, 30 de novembro de 2008

DIARINHO FECHA O BLOG

O blog de emergência do DIARINHO, o DIARINHO na Chuva, foi fechado hoje. A pequena equipe do jornal não tem como manter um blog com a qualidade que o jornalismo online exige, sem comprometer suas atividades no veículo impresso. Era para ser um “blog de emergência” que funcionasse enquanto o jornal não estivesse circulando, mas acabou sendo mantido por quase uma semana (o jornal só não circulou na terça-feira).

No texto que informa o final do blog, foi contada a breve história da experiência. Transcrevo:
“E O DIARINHO FEZ UM BLOG!

Na manhã da segunda-feira passada (dia 24/11), quando boa parte dos exemplares do DIARINHO ficaram retidos nas estradas intransitáveis e as casas de muitos dos colegas estavam sendo invadidas pelas águas que, depois de causar destruição e morte vale acima, estavam chegando ao estuário do Itajaí-Açu, ficamos diante de um dilema.

Mais que nunca era preciso informar. E como em poucas ocasiões anteriores, isso parecia tão difícil, quase impossível. A sede do jornal, sem luz e sem internet, estava ameaçada de também ser invadida pela água. O pessoal não tinha mais como se movimentar na cidade. Dois repórteres, que tinham ido cobrir os Jogos Abertos, estavam ilhados em Timbó.

Aí, os poucos que tinham internet e luz em casa trocaram idéias pelo MSN e em pouco tempo se decidiu utilizar a saída mais rápida fácil e barata disponível: um blog. O DIARINHO nunca foi de fugir da briga e não seria desta vez que ficaria quieto, num canto, com água pelo pescoço.

Este nosso DIARINHO na Chuva foi criado, então, justamente como uma escotilha de emergência. Uma alternativa para manter contato com os leitores (pelo menos com aqueles que ainda estavam conectados). Havia, além das demais dificuldades naturais da situação em que a cidade e todos nós nos encontrávamos, o fato de nunca termos experimentado fazer jornalismo online. Ou de tempo real, como também é chamado. O que existe do DIARINHO na internet é um site estático, onde a edição impressa é reproduzida, uma vez por dia.

Mas nem tomamos conhecimento desses obstáculos e o blog entrou no ar às 13:06 da segunda-feira, dia 24. E mostrou-se ainda mais útil logo nas primeiras horas de vida, quando se confirmou o fato de que o DIARINHO de terça não seria impresso, por absoluta impossibilidade de ser distribuído. A região estava vivendo o caos da enchente. Todo o material que seria publicado no jornal foi então colocado no blog.

Rapidamente, como geralmente acontece na internet, houve uma divulgação viral da existência do DIARINHO na Chuva, com uma espécie de “boca-a-boca” que na verdade era “blog-a-blog” e em menos de 24 horas de sua criação, o número de visitantes únicos chegava à impressionante marca de 16 mil. Gente de todos os lugares, do Brasil e do estrangeiro, procurava no blog do DIARINHO informações sobre a situação em Itajaí e região.

Foram publicadas 242 notas (ou posts, como também se diz), cerca de 40 por dia, em média. E colocamos links ou referências para os principais sites e blogs que também estavam acompanhando o desastre.

Os leitores serão os principais avaliadores da experiência mas, aqui do nosso lado do balcão, o DIARINHO na Chuva foi uma experiência importante, uma aventura num mundo novo do qual vamos tentar cada vez mais fazer parte e, assim que for possível, assumir também aí o protagonismo que os 30 anos de independência e destemor do DIARINHO merecem.

Mais uma vez obrigado. E até a próxima experiência online do DIARINHO. Se Deus quiser, numa situação completamente diferente desta.”

2 comentários:

Anônimo disse...

César ontem no SOS Santa Catarina na TV Cultura estavm os prefeitos de SC. O Dário incorporou o "espirito" do LHS e falou que as praias de Florianópolis não foram atingidas e que estamos esperando os paulistas...; também estavam o prefeito de Luiz Alves, Ilhota que se expressou muito bem, falando da situação caótica da cidade, o prefeito de Blumenau com a serenidade que o momento necessitava e o prefeito de Itajaí que falou pelos cotovelos até ser cortado pela apresentadora. Entre a fala política do prefeito de Itajaí em agradecimento ao Lula, o LHS e a todos os estados que estavam colaborando citou alguns mas esqueçeu de agradecer ao governador de SP (que também é o principal mantenedor da Fundação Padre Anchieta).

Anônimo disse...

Logo hoje quando o caderno LINK do estadão trouxe nota sobre o Diarinho na Chuva.