quinta-feira, 27 de novembro de 2008

AINDA A TERRA DERRETIDA

Leitor chamou a atenção para reportagem publicada no portal terra (Solo de SC está desmanchando, diz pesquisador), onde se analisa o problema do tipo de solo onde as casas das encostas estão sendo construídas.

E, no final, tem um trecho especialmente interessante:
“Na opinião de Wasserman, a responsabilidade pelos prejuízos é do Estado. "Acho que existe uma grande responsabilidade do Estado em ter legalizado esse terreno. Mesmo nas situações de invasão. Acho uma irresponsabilidade o fato do Estado ter controlado essa ocupação nessas áreas de risco", afirmou.”

A propósito, o jornal Impacto desta semana levanta esta questão da responsabilização do Estado pelos prejuízos. Aqui.

5 comentários:

Anônimo disse...

Ave Cesar....

"Nós podemos desrespeitar a lei dos homens, mas nunca as leis da natureza." (Júlio Verne)

Luiz XV e seu “séqüito ruralista”, atendendo à poderosa agroindústria catarinense (que elege muitos políticos catarinenses) e, fazendo de bobos e massa de manobra os produtores rurais, vão empurrar goela abaixo do povo catarinense o hilário “Código Ambiental de Santa Catarina” que quer diminuir as áreas de Preservação Permanente.

Justamente nestas áreas, sob o manto da impunidade e falta de controle do Poder Público, é que, a grande maioria das vítimas fatais ocorreram, nesta tragédia anunciada. Ocorrerão outras, mortes e tragédias. Chegará o dia em que se responsabilizará civil e criminalmente os agentes públicos municipais (principalmente) que permitem, cobram impostos, deixam ligar energia elétrica e água em edificações erguidas em áreas em que, além das restrições da legislação ambiental, a Lei do Parcelamento do Solo Urbano (Lei nº 6.766/79 – art. 3º) proíbe.

Enquanto isto nossas “otoridades” (nos três níveis) mantém o couro alemão de seus sapatos, lustrado e limpos! Sem uma séria coordenação entre Defesa Civil Nacional e Estadual, com a instalação permanente de um Gabinete de Crise, com a participação efetiva e com agilidade das Forças Armadas e PM/SC, a solidariedade continuará sendo a melhor arma contra as tragédias.

Nós, o povo, pagando a conta através de uma das maiores cargas tributária do planeta! E eles ainda anunciam número de conta bancária para depósito???!!! Peguem o meu que já está aí ...e o utilizem com parcimônia por favor....sem sacanagem e sem roubalheira!

Fui lembrar de outro francês metido: o Charles De Gaulle ....olhó ...lhó!!!

Anônimo disse...

E depois tem a cara de pau de dizer que vai tentar fazer com que o governo federal libere o FGTS, é mole, vai te catá, óóóóó figura, fazer com que as pessoas utilizem seus caraminguás dos trocados deste depósito compulsório para consertar o erro DELES, é muito cara de pau, tem é que cobrar esta gente é na JUSTIÇA.

Anônimo disse...

Mas se até o passarinho joão de barro faz seu ninho com a abertura pro norte, pra escapar do vento sul, porque o animal homem constrói seu ninho em barrancos e depois quer culpar o Estado? Falta de opção muitas vezes, mas também por pura falta de usar a cachola.

Anônimo disse...

Quem tem q usar a caxola é o estado não permitindo isso,afinal é função do estado cuidar,orientar o povo...
Se eles fizem seu trabalho de não deixar q se fassão essas moradias irregulares e perigosas muita coisa podia ser evitada....

Anônimo disse...

Que comentário mais idiota. O poder público não só permite que se construa errado, no liugar errado, acima da cota prevista na legislação pertinente e mais, SEU VEREADOR e seu PREFEITO ligam a luz, a água e mandam um carnet do IPTU. Nas eleições vão lá dar mais um leitinho pras crias, beijinho enojado no rosto de um recém nascido e o pedido de votos por tijolos etc... Culpar o fodido que se agarra numa nesga de terra encarapitada no morro pela tragédia é foda...