quarta-feira, 3 de setembro de 2008

CAMPANHA ONLINE

Boa parte dos jovens com um certo poder aquisitivo passa mais tempo diante do computador do que da TV. É natural que, para eles e para tantos outros, a internet seja o principal veículo de informação.

Além dos jovens, muitos adultos passam horas e horas diante de um computador, trabalhando. É claro que fica mais fácil e rápido, de vez em quando, dar uma olhada no que está acontecendo ali mesmo, sem necessidade de ir atrás de um jornal ou esperar o horário das notícias na TV.

Por isso, e apesar das restrições da Justiça Eleitoral, os candidatos precisam levar a sério seus sites de internet. Não se trata apenas de “mais um” veículo, geralmente criado por pressão ou iniciativa da equipe de marketing. É um veículo importante cuja eficácia vai depender da forma como for utilizado. Ou melhor, vai depender do quanto a equipe do candidato compreender a natureza e as peculiaridades daquele canal.

Na internet, pelo menos pra mim, de uma maneira geral os sites se dividem em duas grandes classificações: os estáticos e os dinâmicos. Site que está há mais de três ou quatro dias sem nada novo é estático. A partir desse critério, o mais “pobrezinho” (não tem nem o nome do candidato a vice, muito menos material de campanha ou atualização diária) é o do Afrânio (PSOL). O mais “up-to-date” é o do Cesar Jr. (DEM/PSDB), que além do site tem blog e até tuíter (twitter), ferramenta que é uma espécie de microblog que permite atualizações quase a cada minuto.
Só a Joaninha de Oliveira, candidata do PSTU, não tem site (Deve achar que é “coisa de burguês”). No quadro abaixo, os endereços, para que vocês possam dar uma espiada.

OS CANDIDATOS DA CAPITAL
A lista, com os endereços na internet, na ordem crescente dos números:

11
Amo Florianópolis: PP/PTB.
Amin e Renato Marques: www.amin11.com.br

13
Compromisso com Florianópolis: PT/PV.
Nildão e Gerson Basso: www.nildao13.can.br

15
O trabalho continua: PMDB/PR/PRTB/PSB/PRP/PRB/PSC/PHS.
Dário e João Batista: www.dario15.can.br

16
PSTU.
Joaninha de Oliveira. Site do partido: www.pstu.org.br

25
Vai mudar para melhor: DEM/PSDB/PPS.
Cesar Souza Jr. e Dr. Juca: www.cesarsouzajr25.com.br

50
PSOL.
Afrânio e Laureano Teixeira: www.afranio.org

65
Inovar Florianópolis: PCdoB/PDT.
Ângela e Tico Lacerda: www.angela65.com.br

Um comentário:

Anônimo disse...

Como ficou a resolução do STE que proibe a exibição de candidatos de outros Municípios, onde não existem emissoras de TV. Imagine que em Blumenau quem assiste a TVBV, tem informações sobre os candidatos da capital. Interessa pra quem mesmo ? O mesmo acontece com a RBS, que manda pra fora de Floripa, exemplo da cidade ao lado, que é considerada Grande Florianópolis, mas é São José. Vale ou não vale a proibição? Ou é daquelas determinações, que só é pra constar ?