terça-feira, 16 de setembro de 2008

O GOVERNO GENEROSO

Na foto: LHS recebeu ontem uma delegação do Conselho Mundial de Viagem e Turismo (WTTC), que veio examinar a cidade (e as possibilidades de patrocínio, privado e público) antes de decidir onde será o Congresso do ano que vem.

Novamente, é uma pena que o governo da modernidade e das ferramentas eletrônicas de governabilidade não tenha conseguido ainda implantar o Diário Oficial na Internet. Porque se tivesse eu simplesmente indicaria o endereço onde vocês poderiam ver, com seus próprios olhos, algumas informações da maior importância.

Quer dizer, talvez nem sejam assim tão importantes. É provável que eu, que sou um sujeito antiquado, ranzinza e “do contra” é que tenha dado importância a essas informações, de resto corriqueiras.

O governo do estado, segundo o Diário Oficial do dia 1º de setembro, deu R$ 500 mil à FloripAmanhã, entidade civil dirigida até há pouco pela superintendente da Fundação Catarinense de Cultura, Anita Pires, para que ela toque o projeto Floripa 2030. Embora no site da ONG o nome da Anita ainda apareça como presidente, tenho a impressão que, para receber esse dinheirinho ela teve que passar o bastão (há incompatibilidade entre ocupar cargo no governo e receber dinheiro do governo).

Por falar nisso, acho espetacular que as ONGs (Organizações Não Governamentais) vivam recebendo dotações, verbinhas, contribuições e outros mimos dos governos. Sem o governo, muitas delas fechariam na hora. Não é o caso da FloripAmanhã, que tem entre seus associados grandes empresários da capital.

Bom, mas o essencial é que essa ONG foi encarregada (ou pelo menos está sendo estimulada a), pelo governo do estado, de planejar o longo prazo da cidade.

No mesmo Diário Oficial, ficamos sabendo que o super-hiper-mega evento internacional, a EcoPower, foi agraciada com uma ajudinha oficial de R$ 2,5 milhões. Quem recebe é a Associação Cultural Brasil-Santa Catarina (hum, que nome estranho, lembra as associações Brasil-Estados Unidos, Brasil-Argentina, etc, mas Santa Catarina, até onde eu sei, situa-se no Brasil...). Essa Associação, embora seja desconhecida da gente, é conhecida do Governo, porque esta não é a primeira graninha que recebe.

No site da EcoPower está, como endereço dos organizadores, a rua Durval Melquíades de Souza 645. Que, sabemos todos, é o endereço da Prime-DBBS, agência de publicidade da família Bornhausen, dirigida pelo Ricardo Bornhausen, mentor da EcoPower. Só não sei (ainda) quem é que dirige a tal Associação BR-SC.

7 comentários:

Anônimo disse...

Pirou cará? você vai mexer com os Bornhausen? que que é isso! e ainda mais vai cutucar a Tia Anita e sua prole do trade turistico e de eventos?
POR FALAR NISSO COMO ANDA AQUELA INVESTIGAÇÃOzinha SOBRE A ORGANIZAÇÃO DOS SEMINÁRIOS DAS SECRETARIAS DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL. O Hess sumiu! o resto tão tudinho quieto.....

Anônimo disse...

Vejam só o sorriso do LHS. De olho na morena ele ficou todo feliz.
Pois é, sem um Diário Oficial na Internet as doações e ajudinhas passam sem que alguém berre.
Mas olhando com calma vamos encontrar entidades e mais entidades. Interessante seria conferir a aplicação dessa grana por quem recebeu.

Anônimo disse...

Tio César,

Parte do dinheiro destinado aos eventos relatados é para comprar água sem alumínio!

Anônimo disse...

Eu, como cidadão e não eleitor desse "governador", sugiro que verbas vultosas concedidas à organizações ou sei lá qual outro nome queiram dar para poder mamar nas tetas, devem passar pelo crivo do legislativo ( que também é comprado, eu sei), a fim de dificultar "o cumprimento com o chapéu alheio"!
POuca vergonha, e o CIC caindo aos pedações; êta governinho de bos....

Anônimo disse...

Cada vez mais me convenço de que CORRUPÇÃO é todo aquele "bom negócio" do qual não faço parte. Diria o mané, "essa turma são fogo."

Anônimo disse...

Caro Cesar,
Anita Pires não é presidente da FloripAmanhã desde 31/07/2008, conforme notícia publicada no site da ong em http://floripamanha.org/weblog/2008/3778/. No lugar dela assumiu a vice-presidente, Zena Becker.

Como editor do site, lamento a informação desatualizada e registro aqui a errata da página "Quem somos - Diretoria", agora corrigida conforme esclarecido acima.

Aproveito para convidá-lo para a apresentação aos candidatos a prefeito da "Agenda Estratégica de Políticas Públicas Floripa 2030", na próxima terça, 23/09, às 18h, no auditório da Esag/Udesc. Neste evento, as diversas organizações que participam do Floripa 2030 vão mostrar cinco macro-estratégias para delinear um futuro sustentável para Florianópolis. É uma prévia do documento final do projeto e tem o objetivo de buscar o comprometimento do futuro prefeito com o planejamento de longo prazo trabalhado por uma média de 70 pessoas em quatro oficinas, realizadas entre junho e setembro deste ano. Mais informações em www.floripa2030.com.br

Anônimo disse...

èh, tenho que começar a roubar pra ser feliz!