domingo, 14 de setembro de 2008

COBERTURA JORNALÍSTICA ELEITORAL

Todo ano os alunos do Curso de Jornalismo da UFSC (mais especificamente o Centro Acadêmico) fazem uma Semana com debates, mini-cursos, festas e outras tantas atividades. É muito interessante porque se trata de uma iniciativa dos estudantes, que organizam toda a coisa e suam a camiseta pra fazer com que tudo ocorra da melhor forma.

A programação e todas as informações adicionais estão aqui.

Como sou um velho conhecido da turma do Curso, de vez em quando me chamam pra participar da Semana do Jornalismo. Este ano me convidaram para participar de uma mesa de discussão sobre cobertura jornalística eleitoral na próxima quarta-feira, dia 17, a partir das 16h30. Transcrevo abaixo o material preparado por eles, que explica como será a coisa e quem fará o que:
“A primeira hora da mesa-redonda será dedicada à apresentação do tema e a intervenção dos convidados sobre três aspectos propostos pela organização: 1) modelos de cobertura adotados pelos jornais brasileiros; 2) opinião e posicionamento dos jornais em campanhas políticas e 3) Jornalismo cidadão. Cada convidado terá 20 minutos para tratar um destes aspectos, de acordo com a sua experiência profissional. A segunda hora será aberta ao debate e a perguntas dos participantes.

As coberturas eleitorais realizadas pela imprensa brasileira são comumente marcadas pela divulgação dos resultados de pesquisas de opinião e deixam em segundo plano a discussão programática dos candidatos. Nesse sentido também colabora o excesso de declarações, em que o jornalista se exime da responsabilidade de ir mais a fundo na apuração. A discussão desta questão ficará a cargo do jornalista Fausto Macedo, de O Estado de S. Paulo, que buscará responder a pergunta: O que é preciso e do quê/quem depende uma apuração mais profunda e que vá além da simples reprodução de declarações?

A opinião e posicionamento dos jornais nas campanhas políticas será o tema da intervenção do colunista e blogueiro César Valente, do Diarinho, que falará sobre as implicações de colunistas e conselho editorial declararem apoio a um determinado candidato. Deveria ser esta uma prática mais comum para que os leitores tenham maior clareza dos compromissos do jornal? A quem cabe fazer críticas às propostas dos candidatos? Os jornais deveriam dedicar mais espaço a este aspecto?

Por fim, o jornalismo cidadão será o tema da participação do convidado Rhodrigo Deda, da Gazeta do Povo. Deda falará sobre o espaço existente para a prática do jornalismo cidadão dentro dos jornais “tradicionais”, no que este tipo de jornalismo, que ganhou notoriedade na década de 90 nos Estados Unidos se diferencia dos outros e, se possível apresentará casos de jornalismo cidadão na própria Gazeta do Povo ou em outros jornais brasileiros.

A partir das três intervenções serão abertas as inscrições para as perguntas dos participantes.”
Então tá. Estão todos convidados:
Mesa “Cobertura jornalística eleitoral
17 de setembro, 16h30 – 18h30, auditório do CCE (atrás do Básico)
Mediador: Professor Dr. Elias Machado
Convidados:
César Valente (Diarinho)
Fausto Macedo (O Estado de São Paulo)
Rhodrigo Deda (Gazeta do Povo)
No site da Semana tem toda a programação.

Nenhum comentário: