segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Gabeira diz que Ibope manipula dados

deu em O Globo (transcrito a partir do blog do Noblat)
Gabeira diz que Ibope usa sede
para manipular dados


Um dia depois de Ibope e Datafolha divergirem sobre a diferença de intenções de voto entre sua candidatura e a de Marcelo Crivella (PRB), o candidato a prefeito Fernando Gabeira (PV) resolveu detalhar ontem uma acusação que vem fazendo desde o início da campanha. Disse que o instituto usa sua sede em Salvador como fachada para receber os pagamentos do PMDB, que encomendou pesquisas no Estado do Rio.

Em troca, disse Gabeira, o Ibope usaria as margens de erro para manipular seu desempenho, estimulando um cenário de segundo turno entre Marcelo Crivella (PRB) e Eduardo Paes, candidato do PMDB. O Ibope apontou uma diferença de 14 pontos dele para Crivella, enquanto o Datafolha são apenas três pontos.

— Nossos advogados estão acompanhando o trabalho do Ibope desde que descobrimos que o instituto é contratado pelo PMDB para fazer pesquisas diárias. Os levantamentos apresentados tendem a trabalhar na margem de erro para criar uma situação, enfraquecer minha candidatura e fortalecer o Crivella. É como criar uma espécie de bicho-papão Crivella contra o salvador, que seria o PMDB. O Ibope está usando sua sede de Salvador como fachada para essas operações — disse Gabeira, em terceiro lugar nas duas pesquisas.

Um dos episódios em que o Ibope, segundo Gabeira, teria manipulado números serviu para tirá-lo da lista dos candidatos entrevistados pelo telejornal RJ-TV, da TV Globo. A emissora usou os dados do instituto como critério para selecionar seus convidados. Leia mais em O Globo

ATUALIZAÇÃO DO FINAL DA MANHÃ


O PT de Florianópolis, inconformado com o resultado da última pesquisa do Ibope, divulgou nota onde enumera um “histórico de erros cometidos pelos institutos de pesquisa”:
(...) Nas eleições de 2004, em Florianópolis, a pesquisa do Ibope, também realizada em setembro, apontava o candidato do PT com apenas 4%. O resultado oficial, contrariando o Ibope, registrou 16%.

Nas mesmas eleições, em São José, a pesquisa do Mapa apontava apenas 3% ao candidato do PT, Círio Vandresen, que acabou obtendo 20% dos votos.

Além destes dois equívocos estatísticos flagrantes, temos o exemplo de 2002, quando a pesquisa do Ibope colocava a candidata do PT ao Senado, Ideli Salvatti, em quinto lugar com índice de 3%. Ideli elegeu-se em primeiro lugar com larga margem de vantagem sobre os demais candidatos, sendo que em Florianópolis fez 61% dos votos.

Neste caso, nós derrotamos as pesquisas. Porém, em muitos outros casos, os prejuízos foram incalculáveis, não só para o PT, mas para o próprio sistema democrático.

A nota, assinada pelo presidente do diretório municipal, Gilberto Del'Pozzo, termina com um apelo à militância:
“O PT repudia o uso das pesquisas como forma de manipulação do processo eleitoral e conclama toda a sua militância e os setores organizados da sociedade civil a continuar nas ruas construindo a vitória da democracia.”

Um comentário:

Anônimo disse...

POr que a propaganda de TV do Nildão não tem a estrela vermelha do PT e somente um "Agora é 13!" - e NÃO APARECE a sigla do Partido? Antes que chamem o anônimo comentário de peemedebosta, tucanalha ou demoníaco, o mesmo exemplo serve para algumas do Béruiu e do Jr. boy? Há alguma pesquisa pra 'consumo doméstico' dos partidos recomendando a aposentadoria das logomarcas políticas? Mas ao PT cumpre perguntar: onde está a militância?