terça-feira, 15 de abril de 2008

PREVIDÊNCIA ESTADUAL

Quando a gente (eu e um monte de eleitores) fala que até pra fazer oposição é preciso preparo, inteligência e competência, parece que tem uns que não acreditam. Embora a nossa democracia seja jovem e ainda precise pastar muito para poder por-se de pé como gostaríamos, já avançou bastante.

Os discursos irados de alguns grupos, partidos, sindicatos ou movimentos, não causam o mesmo efeito de antigamente. Vejam, por exemplo, a discussão sobre as alterações que precisam ser feitas na estrutura previdenciária estadual, para adaptá-la às mudanças já realizadas na lei federal.

Não adianta gritar palavras de ordem (tipo “querem privatizar a previdência”), porque o momento é de apresentar alguma alternativa. É de discutir tecnicamente. É uma questão complexa, que está na mesa (pra quem quisesse aprender ou se preocupar) há alguns anos. É um excelente momento para apresentar objetivamente as falhas do projeto, as deficiências (o PP levantou a questão do risco que o governo corre ao vender seus imóveis para fazer caixa, quando deveriam ser reservados para compor o fundo previdenciário). De tal forma que se consiga melhorar o projeto ou substituí-lo por outro melhor. Ou não é pra isso que se discute?

O discurso puramente ideológico, do contra, soa vazio e decepcionante. Dá a impressão que, mais uma vez, se a gente eleger outra turma, nada verá de novo. Gritam contra o projeto hoje, e amanhã, se estiverem no governo, tratarão de implementá-lo, com algumas mudanças cosméticas. Trocarão o nome, talvez. Mas o fato é que se não se mexer nesse vespeiro já e com competência, a bomba explode em pouco tempo.

Alguns panfletários insinuam que existe a possibilidade de não mexer na previdência estadual. Isso é irresponsabilidade, ou ignorância, ou ambos.

5 comentários:

Anônimo disse...

Cesar,

O PMDB está provando do seu próprio veneno.
No Governo do Vilson Kleinumbing ele PT inviabilizou a criação desse Fundo.

No Governo do Esperidião inviabilizou novamente.

Agora cobra responsabilidade.... coisa que nunca tiveram.

Pedro de Souza

Anônimo disse...

Não precisa ir muito longe para verificar a inviabilidade do sistema atual. Basta cruzar a fronteira sul e verificar a situação do outrora pujante Estado do Rio Grande do Sul ! Está quebrado, com a folha inchada por mais aposentados e pensionistas recebendo salário integral, do que efetivos contribuindo !
Do jeito que está, se a "turma" não morre, o tesouro é que "explode" !

Anônimo disse...

Concordo plenamente com o texto. A base do Governo está gargalhando, pois, os servidores podem gritar o quanto quiserem mas o projeto vai ser aprovado da forma que está. As audiências públicas? Dinheiro público jogado no ralo, como o próprio texto diz os servidores, através de seus representantes, deveriam sentar com o governo e discutir as mudanças que pretendem. Assim, nada vai ser mudado a não ser gritos para cá e para lá. Até o agrado AOS DEPUTADOS ESTADUAIS VAI PASSAR. APOSENTDORIA INTEGRAL PARA OS CUITADOS. Essa seria uma questão de ser debatida e pedido a RETIRADA do projeto, mas não através do grito, do dialógo, da legalidade. HÁ QUANTOS DEPUTADOS COM CINCO ANOS DE MANDATO? Estão quietos que nem gatos. Não sei da nada, não vi nada, mas se tem EU PEGO. O problema é que tem gente discutindo o projeto SEM TER LIDO. O VOTO PARA O GOVERNO SERÁ A APOSENTADORIA DOS DEPUTADOS COM VALORES INTEGRAL. MAS o povo diz somente sobre nosso cadáver.

Anônimo disse...

E Jânio Quadros não recebia[ porque abriu mão] pensão de ex-governador, nem se ex-prefeito, nem ex-qualquer coisa.Bebia com dinheiro dele, nao do contribuinte.

ÉEE nada como ser governador e vice; fica seis meses lá e ganha pra sempre como se tivesse trabalhado 35 anos ganhando aquilo tudo...
Conheço um motorista da Alesc que ganha 5 mil por mês.Não tem nem o Ensino Fundamental completo.Já professora, com 30 anos de serviço, última letra, não vai nem a 1400 contos tirando o noves fora. O governo tem a cara-de-pau de não pagar o prêmio-assiduidade( tá gastando nas viagens, decerto), paga esmola educar mas não paga o "ABAno", diz que foi erro..Enqto isso os deputados de unem pra ferrar mais ainda quem já tá ferrado,aprovar leis pra preservar a saúde de modelos magricelas e inúteis eles sabem, já os doentes readaptados viraram párias no serviço público,continuam trabalhando doentes,perdendo direitos, e ninguém se mexe pra dar uma solução ao caso como já fizeram SP e PR.

Por que será que a imprensa tem tanta raiva de quem estuda e passa em concursos ,heim?Por que não fazem também? será que jornalista é tudo incapaz de passar em concursos?
Freud explica?Ou Kardec?amarguras e recalques de outras vidas?Vai saber...
Acho que só Deus sabe, né??

Lia

Anônimo disse...

Essa Lia fala com propriedade. Parabéns.