sexta-feira, 4 de abril de 2008

O MÃO E O PAC

Procurem, na internet, a íntegra do pronunciamento do Senador Mão Santa (PMDB-PI) onde ele fala que, no PAC, estão “cacarejando antes mesmo de por o ovo”. Brilhante. A Senadora Ideli, é claro, odiou. E quer cassá-lo por isso.

Atualização da madrugada: o conselho acima foi pro pessoal do jornal. Aqui, não tem sentido mandar procurar. É melhor encontrar e dizer: clique aqui (via Coturno Noturno).

5 comentários:

Anônimo disse...

Olha a incoerência dentro de um partido (ele é do PMDB): Aqui o prefeito anuncia obras que "ficarão prontas" até o final do ano. Aqui o governador inaugura restauração da ponte várias vezes, sendo que até a lona do painel publicitário que fica voltado para a beira-mar já está caindo...
A Senadora Ideli questionou o fato dele ter chamado a Ministra Dilma de "Galinha Cacarejadora". Na minha humilde opinião, ele estrapolou. Todos sabem o sentido de chamar uma mulher de galinha aqui no Brasil. O homem é um Senador da República! Se isto não é faltar com o decoro, o que será?

Cesar Valente disse...

Ô anônimo madrugador: antes de ficar achando que a principal coisa do discurso do Mão é o que a Ideli espalhou (“ele chamou a Dilma de galinha”), dá uma lida lá. Pra mim o mais importante é ele ter dito que o governo (Dilma, Lula, Ideli, todo mundo) cacareja antes de por os ovos. Quando o normal seria depois. O resto é conversa pra boi dormir.

Anônimo disse...

Cesar, não sei se você assistiu a sessão onde houve a tal ofensa, mas eu assisti. Ele falou exatamente isto e depois (ontem) tentou remendar o estrago, dizendo que as mulheres sabem que ele as ama, etc. Aliás, ele está agora mesmo na tribuna do Senado (reprise - 03/04/2008).
A Senadora Ideli é apenas uma das ofendidas. Outra Senadora (do PT) também se ofendeu: A Serys Slhessarenko. A Senadora Patrícia Saboya pediu, em seguida, que retirassem aquele trecho do discurso das notas taquigráficas.
Não estou defendendo a Ideli. Que estão fazendo propaganda antecipada das obras é óbvio. Igualzinho ao LHS. Só acho que chamar uma mulher de galinha não é algo digno do cargo dele. Aliás, de ninguém.
No blog do coturno noturno não há link para a transcrição original.
Segue, então: http://www.senado.gov.br/sf/atividade/Plenario/sessao/disc/listaDisc.asp?s=034.2.53.O (ver discurso 19:06h, no menu à esquerda).

Trecho:
"Senador Romeu Tuma, como V. Exª é do crime, procura o responsável, o causador. E atentai bem, Tião. Só há uma culpada nisso tudinho: é a Ministra Dilma. Não há dois, não. Esse negócio de ela ser mãe de PAC é outra história. Se nós formos buscar lá na história de Hitler – nazista, socialista, partido do trabalhador lá –, eles dizem que o Goebbels orientava o partido dele e até uma galinha carcarejadora podia ficar gritando: as obras, as obras, as obras... antes de fazer e depois. Esse negócio de apelido é outro. Ela pode ser muito bem a deste Governo. A história se repete."

Se você procurar o discurso do Senador Mão Santa de ontem (03/04/2008), não terá mais dúvidas que ele realmente chamou a Ministra de galinha. A linha de defesa dele é que não quis usar a conotação que todos conhecemos, e também que se referia a qualquer um, independente de sexo. E aí piorou a coisa chamando o Presidente da República de galinha cacarejadora também (lembra-se do Senador Artur Virgilio e a "surra" dele? Fez igual).
Concluindo, discordo de você, Cesar. Não foi a Senadora Ideli que espalhou. Foi a TV Senado. E quanto à afirmação de que o governo está fazendo campanha antecipada, através da metáfora "cacarejar antes de por os ovos", seria a parte mais importante, se fosse dita de outra forma. Deixou de ser quando perdeu a compustura, a meu ver. Ainda mais se o discurso for analisado no contexto político atual. Toda a oposição e a grande mídia estão ecoando isso a semanas. Único detalhe mais importante é que ele é de um partido governista, mas como é o PMDB, não é muito importante, pois é notório que este partido é uma colcha de retalhos.
Bem, é esse meu ponto de vista. Obrigado pelo espaço e pela postura democrática, principalmente ao discutir com um anônimo.
Você também é madrugador, não? Abraços.

Anônimo disse...

Argh, muito barulho por nada,achar que ele chamou a Didi Carabina de galinha é forçar a barra, achar cabelo em ovo( ops!)


Lia¬¬

Anônimo disse...

Tem um petição on line em apoio ao Mão tá boa Santa!

A NG que fez, tem link no blogue do Coronel.
LIa