quinta-feira, 3 de abril de 2008

FALE AGORA OU...

Vocês, que gostam tanto de meter o pau (ôpa!) na bagunça urbana da capital e ficam ouriçados quando vêem as barbaridades que são cometidas com devida autorização da prefeitura, precisam prestar atenção na movimentação do IPUF na preparação do tal Plano Diretor Participativo.

É um roteiro complicado, que à primeira vista visa permitir uma maior participação popular, mas à segunda vista parece mesmo destinado a embaralhar a cabeça de quem pretende ir atrás.

Senão vejamos: o IPUF dividiu Florianópolis em 12 distritos (como o centro ainda foi subdividido em ilha e continente, entende-se que são 13, mas a prefeitura não quis dar esse gostinho ao PT). A comunidade de cada distrito foi chamada a discutir seus problemas locais.

Uma grande reunião municipal, dia 8 de maio, vai tentar costurar os 13 retalhos desta colcha. Espera-se uma grande participação popular nessa audiência, onde será apresentado o “macro-relatório”, que será a soma das partes.

O núcleo gestor (a palavrinha da moda) do Plano Diretor, que se reúne toda a semana e lidera o processo tem 39 membros: 13 representantes dos distritos, 10 representantes de uma coisa designada genericamente como “segmentos oficiais” (secretarias e empresas da prefeitura, procuradoria da República e Crea) e 16 “representantes da sociedade” (entidades associativas empresariais, comunitárias, sociais, etc, a tal “sociedade civil organizada”).

Bem a tempo de ainda ser usado na campanha municipal, o projeto do novo Plano Diretor será entregue à Câmara dos Vereadores no final do primeiro semestre.

Uma das principais críticas ao processo é o fato da população não discutir o todo, apenas a sua vizinhança. E todos sabemos que muitos dos grandes problemas da capital não são locais nem localizados.

Bom, mas é em ocasiões assim que uma comunidade consciente e preocupada com seu presente e com o futuro demonstra sua garra e seu valor. Não pode deixar correr solto, porque deve ter um monte de gente esperta querendo enfiar seus interesses no Plano Diretor. Legalizar as maracutaias, preparar terreno para outras. E se o cidadão estiver distraído, batem-lhe a carteira na boa. Na caradura.

Não é nem de duvidar que alguns ou vários dos notáveis que participa do “núcleo gestor” esteja ali apenas para pavimentar sua própria candidatura a algum cargo eletivo ou pelo menos a algum empreguinho municipal. Tudo é possível. Até mesmo que todos sejam honestos, dedicados e competentes.

Pelo menos pra poder denunciar depois que o que foi discutido e proposto não foi respeitado no texto final, é preciso participar. Os desonestos contam justamente com o fato dos contribuintes terem que trabalhar, atender suas famílias e não poderem ficar se dedicando a reuniões e discussões. E nem todo mundo consegue também entender os termos técnicos complicados.

Estamos naquela hora em que o padre diz: “quem tiver alguma coisa a dizer ou perguntar fale agora ou cale-se para sempre”. Pensa rápido e vai à luta. Ou te encosta na parede e espera.

6 comentários:

Anônimo disse...

Vá lá criticar e sugerir. Vão dizer que és partiário da Dna Ângela e vão te bombardear, deixando o mérito de lado. O LHS está fazendo escola com os factóides dele. Estão imitando-o "por toda Santa Catarina", a começar por aqui.

Anônimo disse...

Este tipo de debate é popular, sim e conta com as comunidades, o sinduscon, a prefeitura, o crea, do ´Padre Wilson, etc. Além do Ildo Rosa quem mais é candidato a vereador?
Está na hora de parar de intrigar e apresentar suas sugestõers.
Lembre-se que quem vai analisr o todo, são os representantes da sociedade na Câmara de Vereadores.
Isto é que é importante. Temos que divulgar mais isto e saber quem são os vereadores comprometidos com a população e com a cidade e quem são os vereadores comprometidos com empresários gananciosos que só querem construir, construir e construir cada vez mais na cidade sem pensar em saneamento, sem se comprometer com sustentabilidade.
Tem vereador sentado em cima do projeto de defeso do Itacorubi na Câmara e ninguém fala nada.
E olha que foi a comunidade que pediu este projeto.

Anônimo disse...

O Crea está no meio é?Hummmm¬¬
Deve ser por isso que deixaram construir aquela monstruosidade arquitônica que atende pelo nome de "elevado de Capoeiras".
Só o Crea mesmo para deixar aquele dinossauro que tentou sair das profundezas ficar ali entalado,enfeiando e obturando o horizonte de qualquer ângulo que se olhe, sem nem mesmo a desculpa do sou feio mas útil.

Há mais de 20 anos morando ali pertinho, nunca peguei engarrafamento na Ivo Silveira por volta das 10-11 horas da manhã,no máximo lentidão na hora do pico, enquanto na via expressa o tráfego ficava totalmente parado.O gargalo é no fim da Ivo silveira, início da Pres. Kennedy e não no anel que virou calombo.

A solução ali era só colocar redutor de velocidade no solo, talvez lombada eletrônica,para que permitesse circular na rotatória com segurança,pois o nó górdio era é ainda é a questão "dê a preferência para quem já está na rotatória".
Como sabemos que a preferência para o motorista local é a rua onde ele está,só dava bode.
Obedecer à placa de PARE na frente da Interfábricas era receita certa de batida traseira,já que os cheiradores de escapamentos não conseguem manter distância um do outro, como manda a LEI, né?
Curioso é que pertinho, no cruzamento da Patrício Caldeira com Dib Cherem( rua antiga, mão dupla e principal via de ligação Capoeiras-Estreito) funciona bem demais com seus semaforozinhos baratinhos...
Sugeri a dois funcionários de uma oficina que ficou expremida e sem calçada, que comprassem filmadoras e ficassem atentos. Vão faturar boas fotos dos acidentes, das mortes de pedestres e de carros despencando do lombo do dinossauro.
É sentar e esperar.
Agora que sei que o CREA tá no clube,entendo a razão de tanta monstruosidade arquitônica na terrinha.Se na UFSC onde temos os cursos de Arquitetura e Eng.Civil temos aquele mafuá...
Lia

Anônimo disse...

Interessante como as coisas acontecem !
Primeiro os caras compram sua moradia em prédios, ou em loteamentos construídos pelos "empresários gananciosos". Na maioria das vezes o comprador tem seu alto salário garantido no serviço público.
Duvido que algum desses "da comunidade" que agora defendem a moratória das construções tenha antes se preocupado em saber para onde iria o seu próprio cocô.
Depois de instalado com dois ou três carros na garagem, o cara vira "comunidade" se transforma em ecologista, pede o "defeso", reclama do trânsito, e principalmente joga a culpa nos "empresários gananciosos" que construíram !
Claro que é muito mais fácil jogar a culpa nos outros, pois se a preocupação fosse realmente com a ecologia e com o futuro da cidade, esse pessoal deveria repensar a sua própria atitude, pois sem "compradores aproveitadores" a ganância dos contrutores seria reduzida.

Anônimo disse...

Tem razão a Lia, pois o CREA na gestão da "Tia" chegou a criar uma comissão para averiguar a denúncia de um vereador (engenheiro) de que havia erro na altura do elevado do CIC (não ía dar para passar ônibus de turismo embaixo !).
Hoje o CREA integra o governo do Dário e não vê nada de errado de terem construído aquele monstrengo sem um estudo prévio de tráfego.
O líder do governo na Câmara, vereador Deglaber, ainda justifica ter sido abandonado o projeto feito pelo IPUF, porque só previa mudanças na rótula e a instalação de sinaleiras (como foi feito na Prainha ou na UDESC).
Aí Lia, copiaram o elevado de Forquilhinhas, aquele que a RBS critica quase todo dia no Jornal do Almoço, e deu nisso aí e, o que é pior, é para "o resto da vida", pois agora pouca coisa dá para fazer.

Anônimo disse...

Tristeza,

A tres anos e meio longe de Floripa, essa foto do centro da cidade (junto com beira mar) me deixou muito preocupado e triste.

Cade o verde, minha gente?

Serah que essa eh uma fotografia de como a ilha se parecerah daqui a alguns anos? Minha sugestao eh que a prefeitura passe a comprar imoveis, derrube as edificacoes e instale areas verdes urgentemente.

Aqui nos EUA existe um parque publico com verde e canchas de esporte do lado de cada escola publica (e sao muitas). As aulas de educacao fisica sao realizadas ali mesmo e a comunidade tambem usa. Ora, se o pais campeao do capitalismo esta fazendo isso, eh porque mal negocio nao eh, podem apostar.

Me pergunto qual eh a visao que passa pelos administradores e vereadores da nossa capital? Qual eh a qulidade de vida que teremos daqui a cinco, dez anos? e os nossos filhos?

Matias