sexta-feira, 18 de abril de 2008

ABRE O OLHO!

CURSINHO TIO CESAR DE MANIPULAÇÃO FOTOGRÁFICA

+

Hoje em dia não dá mais pra confiar em nada. Nem em fotografia. Sempre que alguém tentar “provar” alguma coisa usando uma foto, coloquem os quatro pés pra trás e desconfiem. Pode ser, mas pode não ser.

Programas de computador permitem mexer nas fotos de tal maneira que fica difícil dizer se a foto foi alterada. Por isto, aqui nesta coluna, sempre que a foto foi alterada digitalmente ou tem alguma molecagem, eu aviso. Com letrinha pequenininha, mas aviso.

Vejam esse exemplo. Numa solenidade no metrô de Brasília, apareceu, numa foto, um sujeito fazendo o sinal de 3 (provavelmente apoiando o terceiro mandato). Em outra foto, outro cara faz o mesmo gesto. Pra ficar mais interessante e mostrar que o movimento 3 começa a ganhar corpo, pode-se somar as duas e fabricar esta foto falsa, aqui embaixo.

3 comentários:

jd disse...

Talvez fosse interessante também dar um cursinho sobre manipulação midiática, aquela que tenta manipular a idéia de que o terceiro mandato está ganhando corpo. Afinal, ainda tem gente que lê e acredita na revista veja. Abração

Wladimir disse...

Uau tio César, tá mestre no Fotoshópis!! Já pode arrumar um bico de final de semana trabalhando nas Playbóis e Sequis!

Cesar Valente disse...

Ô Wladimir, pois é, já mandei montes de emeios pra turma das revistas, mas não tive sorte. A única proposta de frila foi da G-Magazine e aí respondi que não teria como atendê-los. Sou meio antiquado, nesse aspecto.