sexta-feira, 11 de abril de 2008

BILHÕES E MAIS BILHÕES

“Santa Catarina vive um momento especial de crescimento econômico, social e de confiança da população”, disse LHS, em uma reunião meia boca do Colegiado. Por favor não se ofendam, vou explicar a expressão: é que só reuniram os 20 secretários “setoriais”. Os secretários do desenvolvimento regional ficaram pra outra. Então, lá de onde eu venho, se não tá todo mundo, a coisa tá pela metade.

Bom, mas o mais importante, além da informação governamental, de que vai tudo bem, é que as coisas ainda vão melhorar bastante. Até 2010, a previsão do LHS é que as empresas invistam a bagatela de R$ 15 bilhões no estado.

Se na campanha passada a gente teve os out-doors falando em milhões, na próxima a coisa será na base dos bilhões. E 15, claro, porque os números dos partidos existem para isso mesmo: facilitar a memorização.

Aos secretários setoriais, LHS voltou a lembrar, pela enésima vez, “a importância dos Conselhos de Desenvolvimento Regional”. E, pra garantir que todo mundo entendeu, voltou a explicar os benefícios da descentralização. Precisa mesmo, porque afinal, como são só cinco anos de doutrinação, é capaz que algum secretário ainda não tenha entendido direito.

Como sempre, tem umas coisas que eu custo a entender. Por exemplo: por que que o presidente da Epagri é chamado, pelo governo, de “presidente nacional” do programa Meu Lugar? Como assim? Como pode ter presidente nacional um programa do estado, voltado para o estado e que ocorre apenas no estado?

Parece piada, né?

5 comentários:

Anônimo disse...

Caro Cesar,
Qualquer estudante de Direito, aprende na graduação, ao estudar o Direito Administrativo, ramo do Direito Público, que a descentralização administrativa pressupõe alguns requisitos, como por exemplo, autonomia administrativa e financeira. Em decorrência disso, não há espaço para o exercício do Poder/Função Hierárquico entre o ente descentralizador e descentralizado.
Além disso, esse modelo de desburocratização da máquina pública não é nenhuma novidade. Remonta à época do regime militar e veio a lume com o Decreto-Lei 200/67. O que o LHS criou, isso sim, foi uma eficiente fórmula para a manutenção do seu grupo no Poder.
Tenho dito.

Anônimo disse...

Incrível é essa empolgação que os ouvintes demonstram com tantas novidades ditas pelo Luiz 15 !
Ah Goebels, Goebels !
Diga uma mentira tantas vezes até que ela se tornará uma verdade !

Carlos Damião disse...

O problema desse governo (deles, não nosso) é que eles adoram fazer projeções, mas não têm muita noção de realidade. O que é verdade e o que é mentira na administração meia-boca do PMDB? Difícil responder, pois, pois. Abraço do Damião

Anônimo disse...

Coisas da descentralização..
kkkkkkkkkkkkkkkk
kkkkkkkkkkkk

Débora Hartmann

Anônimo disse...

Tio Cesar, procura uma matéria no DC de sexta (ontem). Página ímpar. Fala que o governo economizou alguns milhões de reais em uma (!) licitação. Sabes como? O valor licitado pela secretaria regional foi 18,5 milhões, se não me engano. A prefeitura da cidade do interior fez a mesma licitação e obteve os mesmo serviços por 13 milhões. Agora a pergunta inevitável: PARA QUE SERVEM ESSAS SECRETARIAS??? E enfatiza que dessa maneira o governo economiza dinheiro. Ou estou ficando louco ou ele realmente deu provas de que essas secretarias regionais são cabidaços de emprego.

Leia e fique pasmo:

http://www.clicrbs.com.br/diariocatarinense/jsp/default2.jsp?uf=2&local=18&source=a1824646.xml&template=3898.dwt&edition=9641§ion=134