CURSINHO TIO CESAR DE MANIPULAÇÃO FOTOGRÁFICA
Hoje em dia não dá mais pra confiar em nada. Nem em fotografia. Sempre que alguém tentar “provar” alguma coisa usando uma foto, coloquem os quatro pés pra trás e desconfiem. Pode ser, mas pode não ser.
Programas de computador permitem mexer nas fotos de tal maneira que fica difícil dizer se a foto foi alterada. Por isto, aqui nesta coluna, sempre que a foto foi alterada digitalmente ou tem alguma molecagem, eu aviso. Com letrinha pequenininha, mas aviso.
Vejam esse exemplo. Numa solenidade no metrô de Brasília, apareceu, numa foto, um sujeito fazendo o sinal de 3 (provavelmente apoiando o terceiro mandato). Em outra foto, outro cara faz o mesmo gesto. Pra ficar mais interessante e mostrar que o movimento 3 começa a ganhar corpo, pode-se somar as duas e fabricar esta foto falsa, aqui embaixo.
3 comentários:
Talvez fosse interessante também dar um cursinho sobre manipulação midiática, aquela que tenta manipular a idéia de que o terceiro mandato está ganhando corpo. Afinal, ainda tem gente que lê e acredita na revista veja. Abração
Uau tio César, tá mestre no Fotoshópis!! Já pode arrumar um bico de final de semana trabalhando nas Playbóis e Sequis!
Ô Wladimir, pois é, já mandei montes de emeios pra turma das revistas, mas não tive sorte. A única proposta de frila foi da G-Magazine e aí respondi que não teria como atendê-los. Sou meio antiquado, nesse aspecto.
Postar um comentário