terça-feira, 8 de abril de 2008

MÃOS AO ALTO

O ex-delegado da Polícia Federal e multi-secretário municipal, Ildo Rosa, dá boas notícias para os engomadinhos da capital: “agora vocês têm plano de carreira e poderão andar armados”.

A prefeitura anunciou ontem a sanção da Lei Complementar nº 321/2008, que “cria a corregedoria na área de segurança pública no município”. A nova legislação ainda amplia o efetivo para 800 policiais e institui um plano de carreira para os guardas municipais. E determina um programa de aumento de efetivo até 2017.

A informação mais preocupante, contudo, está na última linha da nota oficial: “No exercício de suas funções, os integrantes da guarda municipal vão poder atuar armados para garantir sua proteção pessoal e da população”.

A partir de agora, portanto, todo cuidado é pouco. Uma infração de trânsito poderá se transformar em tragédia, caso algum guardinha considere ameaçador o motorista reclamar da sua incompetência ou omissão. Ou mesmo se o engomadinho mal treinado não gostar de alguma crítica, e, inseguro, acreditar que está sendo ameaçado pelas anedotas e piadas que circulam a respeito deles.

Guarda Municipal armada é tudo o que Florianópolis precisava, para completar o clima geral de insegurança.

5 comentários:

Anônimo disse...

Salvo Resolução superior(DENATRAN) a Guarda Municipal de Trânsito é meramente administrativa, DESARMADA, diz lá no Manual para a Muncipalização do Trânsito que consta no CTB. Tanto que a denominação correta é Fiscal de Trânsito. Guarda Municipal Armada é a que cuida do patrimônio, daí sim. São duas forças distintas. Tão fazendo confusão. Faz tempo...

Anônimo disse...

Aliás, falando dos smurfs, precisas ver César é o uniforme dos comandantes das duas corporações. Pra compensar a falta de armas, o que devia dar um sentimento de impotência aos mesmos, os caras andam engalanados com ombreiras estelares. Parecem as fardas de antigos manda-chuvas de repúblicas bananeiras, onde milicos é quem mandavam e tinham que impressionar no visual de gosato duvidoso.

Anônimo disse...

Parece o General Rosa, diante do seu "exercito".

Anônimo disse...

Estaria ele dando orientações aos gurdas, de como prender contrabandistas de bebida?

http://www.an.com.br/2007/out/29/0ger.jsp

Anônimo disse...

Acho que ele deveriam usar aquelas armaduras medievais...

Seria tão, tão, como direi?, tão conveniente pra "nosoutros", entende?
Qualquer coisa, a gente saca o abridor de latas...

Lia¬¬