quarta-feira, 4 de junho de 2008

HORA DO RECREIO

As coisas andam muito sérias e sisudas ultimamente. Não dá pra ficar o tempo todo só falando na mesma coisa. Por isso vamos fazer um momento de recreio.

Um amigo que acaba de voltar da Rússia, mais especificamente de Moscou, trouxe-me alguns presentes. Infelizmente aquele tempo bom, em que se trazia ouro de Moscou, acabou. Mas vocês verão que ele trouxe coisas preciosas: cervejas e jornais.

[Neste blog é só clicar sobre a foto que se abre uma ampliação]

Basicamente foram duas marcas de cerveja, uma delas com variações. Graças a meus conhecimentos de russo, não consegui entender nada do que estava escrito nos rótulos e fiquei sem saber em que a cerveja da lata azul é diferente da da lata amarela. Mas ali tem uma palavra que me parece conhecida: Oxota... hum... isso me lembra alguma coisa...

Ah, é verdade! Oxota! Putz, esta cerveja terá que ser consumida numa ocasião especial. Que gosto terá? Vejo um 8% ali no rótulo. Será a dosagem alcoólica? Uau! É uma Oxota das boas, daquelas de derrubar o cidadão!

Os velhos comunistas vão gostar de ver, aqui, uma foto recente do lendário Pravda. O tablóide da esquerda é o Pravda propriamente dito. Tablóide?! E o da direita é o Pravda Jovem (o logotipo faz uma jogadinha com o “da” final, que em russo é “sim”). Pravda Jovem?! Dã!

Os tablóides são do mesmo tamanho do DIARINHO, mas os standard são maiores do que os jornais semelhantes do, vá lá, ocidente. Uma modinha iniciada nos Estados Unidos estreitou os jornais standard daqui (vide Folha e O Globo, por exemplo). Mas lá os jornais continuam parecendo lençóis. Na foto dá pra ter uma idéia do tamanhão.

Alguns títulos muito importantes de jornais que circulam em Moscou. Não faço a menor idéia do que estão dizendo nem como são seus nomes (exceto, é claro, o americanófilo “daily” que um deles ostenta no logo). Devia ter pedido pro meu amigo, que fala russo fluentemente, (com leve sotaque ucraniano por causa da sua origem no Ribeirão da Ilha), pra me fazer uma tradução simultânea, mas ficamos mais concentrados nas cervejas e esquecemos dos jornais.

Aí outras fotos dos jornais, pros que gostam de diagramação e se interessam por design gráfico darem uma espiada.

4 comentários:

Anônimo disse...

A fábrica russa tem também as marcas "UNDA", "ARALHO" e e "ÓPULA". Está fazendo pesquisa de mercado para ver se lença a "ACETE" e "UCETA".
Dizem as más linguas (com trocadilho, por favor) que seu dono é fanho.
Ah, os russos, se não fossem eles a vida seria mais séria...

Anônimo disse...

Tô rindo sozinho... Muito boa a da influência do ribeirão no sotaque russo!

Anônimo disse...

INDIGNADO

Caro Sr. Cesar

Como seu ex-aluno desde antes da tomada do curso de jornalismo por marquixistas, trotisquixtas (excelente onomatopéia de ipanêmicos carioquês a la jaguaras e ziraldos) maoistas, leninistas (discipulos de Lenine), scheatistas e outros sufixos menos conhecidos, PROTESTO indigando pela falta de respeito com nosso pasquim o PRIVADA e nosso néctar feito da mais pura flor de sharapovas outonais, o OXOTA com mais de 8 graus de miopia. Muito já SE BEBEU nessa e dessa fonte de inenarráveis insPirações, fonte de prazer e de vida transcendente. Assim, como assinanate há mais de 25 anos desse espaço, lamento a falta de respeito ao sotaque russo com acentos do Ribeirão, ao desrespeito à linha editorial do Privada e a bebida que caiu no gosto do consumidor de bom gosto: OXOTA.

Anônimo disse...

Nada melhor do que uma Oxota no final de tarde, depois do trabalho...
Viva a Revolução...