domingo, 16 de março de 2008

SERÁ QUE É O VDM?

O governo do estado resolveu anunciar que tem uma ouvidoria. Um lugar onde o cidadão, teoricamente, pode informar o governo sobre coisas que o governo tem a obrigação de saber.

Tem site na internet (www.ouvidoria.sc.gov.br) e número de telefone com ligação gratuita: 0800-6448500. Tomara que funcione.

Nos idos de 1985 eu era editor geral da EBN (uma espécie de avó dessa EBC, que criaram agora, meio na marra). Entre outras coisas, a EBN colocava no ar a Voz do Brasil. Um dia, não lembro bem mais por que, resolvemos colocar, na Voz do Brasil, uma caixa postal para receber queixas sobre o governo.

Foi uma enxurrada de cartas. Cerca de 300 por dia! A primeira constatação foi que a Voz do Brasil tinha uma audiência enorme. A segunda, que tinha muita gente com problemas com repartições do governo federal.

O projeto deu com os burros n’água por uma razão muito simples: a gente encaminhava a reclamação para o órgão reclamado. E ficava cobrando uma resposta. A idéia era contar no ar, na Voz do Brasil, os problemas que fossem solucionados. Com raríssimas exceções, ninguém dava a menor pelota para a reclamação. Nem para a pressão do ministério da Justiça (na época a EBN era vinculada a ele). E as boas intenções foram pra cucuia.

Depois desse fracasso, vi diversas outras tentativas morrerem na praia pela simples e universal razão que o burocrata brasileiro não está habituado a dar satisfações de seus atos. Nem se sente obrigado. Mesmo existindo leis que mandam respeitar o contribuinte e dar-lhe com rapidez a informação pedida.

Vê-se coisa semelhante com as teles, mesmo privatizadas: as ouvidorias servem pra quase nada. São meras extensões do (mau) atendimento normal.

5 comentários:

Anônimo disse...

Não. No governo LHS não tem Diretoria ou qualquer outro setor de VDM. Se alguém...assim...com muito jeito...com muito tato... muito por longe...sugerir que... VDM, o cara VOCIFERA e créu! he he he..

Anônimo disse...

Ora,...ora..., uma vez entreu no site do Governo para denunciar algo com o uso da máquina pública. Ser houve resposta. Vou tentar com a ouvidora. Quem sabe o Governo resolveu ouvir o povo e não seus "alisadores". Se ouvir o povo tem muito a apreender.

Anônimo disse...

Mais um cabide de empregos.

Teve um no governo Vilson Kleinübing, lembra não?

Um fiasco total.


Mas vou testar o novo brinquedo do LHS perguntando o que ele anda fazendo com o dinheiro do prêmio assiduidade que não paga desde 2006,pelo menos.

No meu almanaque Renascim, o nome disso é apropriação indébita...

Anônimo disse...

Arrumaram foi uma boquinha(em pleno ano eleitoral) pro Ivo Wanderlinde que estava apagadinho.
Ai que lindo!!!

Anônimo disse...

O que??!! O ouvidor é o Ivo Wanderlinde? Esse LHS...