quinta-feira, 27 de março de 2008

NÃO ENTENDO MAIS NADA!

Mais de uma vez, nestes quase três anos em que comento política estadual, fiquei em dúvida sobre minha saúde mental. Como não parece possível que coisas tão absurdas aconteçam, fico achando que o maluco sou eu.

Pra que vocês possam me ajudar no diagnóstico, transcrevo abaixo o texto oficial, distribuído pelo governo, explicando o que foi a tal “webconferência” de Brasília. E a seguir, depois das fotos oficiais do... “evento”, compartilho com vocês o meu estupor. Minha perplexidade.
O TEXTO OFICIAL

Governador coordena webconferência em Brasília

Florianópolis (26/3/2008) - O governador Luiz Henrique coordenou nesta quarta-feira (26) a webconferência que contou com a participação de senadores e deputados catarinenses para falar com o Estado diretamente da Secretaria Executiva da Articulação Nacional, em Brasília. Ao abrir a sessão, Luiz Henrique destacou a implementação da webconferência, a partir de Brasília, como mais um passo dentro da filosofia descentralizadora. Durante o evento, destinado a garantir aos gestores públicos e servidores do Estado informação qualificada, os parlamentares fizeram uma exposição sobre os trabalhos no senado e Câmara Federal.

Ao passar a palavra ao secretário-executivo da Articulação Nacional, Geraldo Althoff, o governador reforçou o papel da Casa de Santa Catarina como espaço de apoio aos interesses do Estado em Brasília. Por sua vez, o secretário Althoff mencionou dados de pesquisa para mostrar que o Estado pode melhorar seu índice de repasse nas transferências voluntárias do governo Federal se apresentar mais projetos aos programas disponíveis.

Na ocasião, cada parlamentar fez uma breve exposição sobre suas atividades e o andamento dos projetos. O evento alcançou forte audiência e participação em toda Santa Catarina, com o envio de perguntas e comentários por e-mail.

O governador convidou todos os prefeitos para assistir a seqüência dos trabalhos em Brasília, nesta quinta-feira (27), às 13h15min, numa sessão transmitida diretamente do Ministério da Integração Nacional, com a participação do ministro Geddel Vieira.

Secretaria Especial de Articulação Nacional
CASA DE SC EM BRASÍLIASDR CAMPOS NOVOS

O governador foi a Brasília, sabemos todos, dar um atendimento pessoal ao processo que corre no TSE e onde, se condenado, poderá perder o mandato. É uma preocupação perfeitamente compreensível.

Bom, mas decerto para justificar a estadia, o LHS inventou de fazer uma surrealista “webconferência” de Brasília para Santa Catarina.

Trocando em miúdos: o governo aluga equipamentos de TV e joga, na internet, som e imagem. E obriga a turma de comissionados a assistir (como esse pessoal da SDR de Campos Novos, na foto acima).

E qual foi o asssunto urgente, que justificou essa edição extraordinária, esse esforço de reportagem? Nada. Pelo que se lê no texto do próprio governo, foi uma conversa mole perfeitamente desnecessária. “Cada parlamentar fez uma breve exposição sobre suas atividades e o andamento dos projetos”. Uau!

Vejam bem:

1. Todos aqueles parlamentares federais e secretários vêm toda semana para Santa Catarina, para não perder contato com suas bases. Por que não reuní-los no Centro Administrativo e dali fazer a tal “webconferência”?

2. Tá ali, escrito, que “Luiz Henrique destacou a implementação da webconferência, a partir de Brasília, como mais um passo dentro da filosofia descentralizadora.” Aí endoidei de vez: o próprio LHS cansou de citar Brasília como ícone da centralização do poder. Agora reunir parlamentares catarinenses em Brasília, pra falar aos catarinenses, virou coisa da descentralização?

3. E vai ter uma seqüela! Tal e qual Rambo e Duro de Matar, a coisa continua hoje, com convidados especiais. O LHS, desse jeito, vai acabar inventando a TV! “Sessão transmitida diretamente do Ministério da Integração Nacional”. Ora, ora, ora.

Parece que, definitivamente, o secretário da Comunicação, Derly de Anunciação, já está com a cabeça nas novas funções que dizem que exercerá em breve. Porque não é possível que ninguém tenha dito ao governador que não faz sentido transmitir para o estado uma reunião de catarinenses em Brasília. No máximo, grava e coloca num site, pra quem quiser assistir quando tiver tempo.

Ou ninguém contou pro governador que já existe essa modernidade? Não cabe, a não ser em programas de treinamento específicos, adequadamente preparados ou em situações de urgência, fazer tal teatro. A eficiência (se é que ainda se busca isso) é mínima.

Bom, mas enquanto LHS fazia esse showzinho brasiliense, o presidente do Ciasc anunciava licitações que vão dotar o estado de uma estrutura de telemática que não haverá igual no País, quiçá no mundo. Hum... Então seria bom alguém explicar de novo ao governador que “governo eletrônico” não é exibir-se, e aos seus, na internet.

10 comentários:

Anônimo disse...

Meu caro mestre Cesar:
Você é mesmo um falador. Não percebe que o LHS chegou à perfeição? Explico: ele descentralizou a si próprio!!

Aderbal Machado

Anônimo disse...

Maluco não é só você, César ! Malucos são os eleitores que colocaram esse cara lá !
Agora, na foto dos "assistentes da SDR" não dá para negar o grande interesse e, pra que não dizer, uma certa euforia com o evento, não acha ?
Provavelmente como não tinham nada para fazer mesmo,foram "descentralizar" um pouco !

Anônimo disse...

Titio César, Parabéns pelo texto. Mais uma vez tiro o chapéu para o Sr, que ao contrário dos demais coleguinhas da imprensa, vai a fundo, mostrando que este governo LHS é uma grande e orquestrada falcatrua. Ele (LHS) e sua trupe de trapalhões não tem mais nada pra fazer. Então, ficam torrando nossa grana, tentando redescobrir a pólvora. Ora, vão trabalhar senhores! Chega de ficar inflando esse ego sem fim, enganando o povo, que não é bobo. Enquanto isso, os professores continuam ganhando mal, os policiais idem, as delegacias e cadeias cada vez mais superlotadas e caindo aos pedaços... isso só pra ficar em alguns exemplos. Torço (e muito) para que o tal ministro lá do Supremo casse esse mandato que já venceu há muito tempo. Só eles (o rei e seus súditos) ainda não entenderam isso. Abraços Calorosos de um leitor diario, ou melhor, "diarinho".
Luis Carlos- São José

Anônimo disse...

Onde estão os deputados estaduais? Cadê a oposição?
Estamos desprotegidos, em um estado onde o governador faz o que quer: monta esses circos, quer pagar 1 bilhão para um amigo, desdenha do trabalho da PF, fez 25 viagens internacionais, Marlene Rica, transposições, metrô de superfície, escola francesa, Diário Oficial offline, linha regular de helicóptero na Agronômica, seqüência de amigos "recebidos" pela Polícia Federal, os "notáveis" do Consult e muito mais.
E daí? Fica tudo por isso mesmo. O Legislativo, ou parte dele, vem sendo omisso na fiscalização.
Não é loucura, César. Descentralizaram a razão e passaram por cima da lógica.

Anônimo disse...

Cesar,

Nao duvidem se o LHS criar um TV Estatal. Nào duvidem!!!!!!!!!!!!

Pedro de Souza

Anônimo disse...

Cada povo tem o governo que merece.Como eu nao votei nele, nao posso reclamar.......

Anônimo disse...

Eu ampliei a foto da SDR e também pude confirmar o interesse e o entusismo dos espectadores , que procuraram , inclusive, anotar tudo o que dizia o seu "amo e senhor". Que papel ridículo! Que palhaçada! Que vergonha de governo!

Anônimo disse...

O anônimo das 4:41 diz que não votou nesse governo e não pode reclamar. Pois eu votei, me arrependi zilhões de vezes e reclamo onde posso, como posso e sempre que posso. Não deixo passar uma! Do barzinho da esquina à fila do aeroporto eu reclamo. Fui emganado, traído, esbofeteado! Estou farto de ver as falcatruas desse governo e a sua impunidade. Não tenho o rabo preso com ninguém e nem parente no trem. Não sou juiz, promotor, desembargador, procurador, ministro do TSE ou coisa que o valha. Lamento profundamente que Santa Catarina tenha caído nas mãos da pilantragem. Não merecíamos essa!

Anônimo disse...

A tal casa de SC é um empregaço.A irmã (professora) de uma colega de trabalho largou tudo aqui pra assumir um cargo lá. Assim que abriram a estrovenga.Ganha uma nota preta...

Sobre as mentiras de Lulu, que tal esta:botaram o tal prêmio educar no contraChoque mas tiraram o abono...
Alegam que foi erro em alguns holerites,só no meu trampo foram 3, até a diretora dançou, mas ninguém assume.Bom ,né? um irresponsável( não acho que seja incometência não, viu) tira dinheiro do contracheque e ninguém diz o nome do safado para gente cobrar na Justiça danos morais e materiais.Experimente errar na folha de pagamento dos empregados do condomínio pra ver o que acontece.E TRT na hora.Já no estado fica no 'erraram'.Simples assim, bota 100 e tira 100,noves fora zero.

Errinho conveniente em favor do caixa do governo , né não?
Vão fazer folha complementar? Pode ser, mas sem prazo e fica caro.Talvez deixem mesmo pra próxima mecanizada, assim a boca do leão do RI fica mais cheinha.Se morrer antes,deu pra bolinha,trabalhou e não comeu.

Agora sei onda anda o tutu, na tv Lulu.
Lia

Anônimo disse...

ELES ESTÃO APAVORADOS, POIS O MORIBUNDO INSISTE EM SEGUIR EM FRENTE

Acompanhamento Processual e PUSH - Tribunal Superior Eleitoral

IDENTIFICAÇÃO: E.Dcl. no(a) RECURSO CONTRA EXPEDIÇÃO DE DIPLOMA Nº 703 UF: SC Judiciário
MUNICÍPIO: FLORIANÓPOLIS - SC N.° Origem:
PROTOCOLO: 61062008 - 27/03/2008 18:37
EMBARGANTE: LUIZ HENRIQUE DA SILVEIRA
ADVOGADO: JOSÉ EDUARDO RANGEL DE ALCKMIN
EMBARGADO: COLIGAÇÃO SALVE SANTA CATARINA (PP/PV/PMN/PRONA)
ADVOGADO: JACKSON DE DOMENICO
ASSUNTO: Embargos de Declaração opostos contra o acórdão que determinou a citação do vice-governador, declarando insubsistentes os atos praticados, sem prejuízo do aproveitamento no que cabível
LOCALIZAÇÃO: COARE-COORDENADORIA DE ACÓRDÃOS E RESOLUÇÕES
FASE ATUAL: Registrado Recurso


Andamento Distribuição Documentos Juntados Todos

Seção Data e Hora Andamento
COARE 27/03/2008 20:11 Juntado ao processo RCEd Nº 703: E.Dcl. - Embargos de Declaração. por Luiz Henrique da Silveira
COARE 27/03/2008 19:19 Recebido
SEPRO 27/03/2008 19:07 Encaminhado
SEPRO 27/03/2008 18:53 Documento registrado
SEPRO 27/03/2008 18:37 Protocolado