domingo, 23 de março de 2008

A minha cidade (pequeno álbum de retratos)

Pra ampliar uma foto, é só clicar sobre ela

Cochilo do Tio: tinha escrito errado o nome do Chico Pereira (aquele que está na mesa do Raul Caldas e do Olsen). A Adriane Canan me puxou a orelha e aí corrigi. Descurpa.

6 comentários:

Anônimo disse...

Ahhh, que fotos lindas( sem pessoas, hehe),as da catedral são de ângulos inusitados em cartões postais; e aquele azul do céu sobre a igreja do Ribeirão! foi retoque, não foi?"fotoxópi", só pode ser, que coisa linda esse fundo azulão.De fazer Van Gogh entrar em parafuso.

Pena não ter nada da igrejinha NS do Parto que ficou anoooos fechada,e da escadaria do Rosário...

Já sentiu o frisson que dá atravessar a Ponte Hercílio Luz a pé?E passar por baixo dela a pé ou de barco?Aquela estrutura toda flutuando sobre nossas cabeças...

Agora no outono é que se tem as melhores cores para fotos.Depois das 4 da tarde, até às 6,o entardecer visto dali do aterro, ou das pontes, em direção a Santo Amaro, aquele sol descendo até se esconder atrás dos morros,aquelas cores, aquele jogo de luz; melhor só a aurora boreal...
Que pena que a natureza tãoooo bela esteja tão mal de companhia humana; a cidade não cresceu, apenas inchou,a especulação imobiliária que está expulsando as pessoas, as casas das ruas antes tão bucólicas como a Esteves Jr. a Presidente Coutinho, da Chácara da Espanha. Tudo tratorado, casas indo abaixo,dando lugar a espigões que custam os olhos da cara.Deveriam fazer uma lei urgente proibindo a demolição das casas que restam. Dizem que são vendidas porque a maioria é de herdeiros, os velhos morreram e a venda é inevitável para dividir o patrimônio.Ninguém pode impedir as pessoas de vender nesses casos, mas quem comprasse só poderia compar a casa como está,com direito a alguma restauração, mas vender para meter um prédio no lugar??quem não fotografou as ruas centrais, até a Agronômica,perdeu exemplares da arquitetura local, décadas de 40/50 até anos 80 quando ainda faziam casas nas ruas centrais.Só dá paredão...Será que é por causa do IPTU que as pessoas dessistem?Sabia que ainda há uma casa de madeira! ali perto da Ferreira Lima?incrível aquela resistente entre espigões e casas alugada pra 'firmas', arghh.
O lado de cá da ponte também sofre o mesmo processo de degradação.Aquela casa ali na esquina da Tamandaré, em Coqueiros, não podia ter sido demolida, aquela árvore lindaaa.Dava humanidade ao trecho.Agora...
Quando um prefeito vai promover a arborização das ruas?Me lembro que foi o Andrino, se não engano,que fez uma tentativa de plantar árvores nas ruas, calçadas. Tinha gente tão ignorante que à noite depenava as mudinhas,fazia de tudo para matar as coitadas, não queria o trabalho de limpar a calçada com a 'sujeira' das folhas!e lá folha de árvore é sujeira?
Não sei se temos motivos pra festas...nada mais triste que inauguração de viadutos, minhocões onde um bom sistema de semáforos resolveria...
Progresso é bom,mas parece carro com faróis acessos para trás.
Lia

Anônimo disse...

Muito lindo Tio Cesar! Parabéns pra todos nós, filhos nativos ou adotivos dessa linda cidade!

Anônimo disse...

Tio Cesar, faltou uma foto. A da lua cheia do dia 22/03/08.

Anônimo disse...

Faltou muita coisa tio,porque teria que ficar 4 anos ,fazer uma faculdade de artes para poder expressar e catalogar as belezas de Florianópolis...ainda assim seria como a música,que é infinita e que jamais se consegue catalogar todas ,pois a cada dia surgem novas ...e assim é floripa nova a cada dia ,basta parar e sentir...é Floripa..Parabéns pelo presente que esta coluna nos dá.

Anônimo disse...

Cesar,

A Igreja do Ribeirão está despencando e ninguém pode fazer nada.

Por ser tombada pelo Patrimonio Histórico toda e qualquer arrumação só pode ser feita com a autorização do Governo Federal.

A comunidade arrumou, parece que com o Koerich, a grana para reformar ... e nada.

Pouca vergonha.

Anônimo disse...

Faltou o Baldicerinho Filomeno, Túlio Carpes,Biguaçu, Senador...