quinta-feira, 6 de março de 2008

POR QUE NINGUÉM FAZ NADA?

“Escrevo com ódio. Ódio mesmo, simples e claro. Minha filha de 11 anos acaba de se recuperar de uma dengue hemorrágica muito grave, que causou a ela um sofrimento enorme, durante mais de dez dias, vinte e quatro horas por dia, sem descanso, sem alívio, fora o risco que ela correu. Imagine o que é ver uma criança assim. Eu mesma já tive a doença duas vezes (a primeira há nove anos) e nada me autoriza a pensar que estamos livres de ter outras vezes. Evito me perguntar quantas vezes um organismo aguenta ter dengue.

Não devemos estar longe de descobrir.

Sei que ser brasileiro é aceitar o inaceitável, tolerar o intolerável, mas que raio de cidade é essa? Por que é que ninguém faz nada? Essa negligência é maldade, sadismo, ou uma incompetência além de todos os limites? Como é que em 2008 podemos estar reféns de um mosquito que já tinha sido erradicado há décadas? A maioria das pessoas toma todas as providências a seu alcance para evitar a proliferação do aedes em suas casas, mas a cidade não é só feita de casas, e alguma coisa me diz que saúde pública não se resolve com ações individuais descoordenadas. Alguém deveria estar cuidando disso e não está. A única ação que se vê é o eterno e nauseante jogo de empurra das autoridades, enquanto pessoas vão morrendo por nada, por uma coisa que se resolve se houver vontade.

Do fundo da minha impotência, então, só me resta desejar, com toda força e com os piores sentimentos de que sou capaz, que os irresponsáveis que deixaram esta situação chegar onde chegou sintam na pele – e no estômago, na cabeça e nos ossos – todo sofrimento que estão proporcionando à população.

De preferência repetidas vezes.

E se alguém souber de alguma coisa que possa ser feita para pressionar essas pessoas a cumprir sua obrigação – processo, ação popular, sei lá, o que for – me avise, eu faço tudo que estiver ao meu alcance. Muito obrigada.”
Cartinha que a carioca Maria Helena Nascimento enviou para o blog da Cora Rónai.

Trouxe pra cá porque acho que o lamento impotente dessa mãe é alguma coisa que nos devia fazer pensar.

2 comentários:

Anônimo disse...

Ahh, eles bem que avisaram que sem a CPMF não ía dar para fazer nada, dona Maria Helena !
Viu só oque essa oposição maldosa fez com a senhora ?

Anônimo disse...

Lendo o desabafo dessa mãe indignada me lembrei de uma frase que disse o Dr. Marcelo do Ministério Público do Trabalho, no caso do trem da alegria...A imoralidade administrativa não caisa só homicídios, causa genocídios. É por isso que a gente torce para que ele não desista nem se intimide!