terça-feira, 25 de março de 2008

JORNALISMO CIDADÃO

Essa nova tendência mundial, nascida das facilidades da tecnologia e da conectividade da internet, tem vários nomes: jornalismo participativo, jornalismo colaborativo, nova mídia, etc.

É quando o leitor, ouvinte, espectador, abandona sua atitide passiva e resolve meter sua colher torta nesse angu. Jornais como o DIARINHO fazem isto há muito tempo: aqui o leitor fala e é ouvido. Participa ativamente, trazendo ao conhecimento da redação problemas de todo tipo.

Esta coluna, além de publicada aqui no jornal, também é publicada num blog e ali há um espaço para comentários. Uma leitora deixou ali uma convocação que resume bem esta nova atitude dos cidadãos diante da realidade e dos meios de comunicação. Ela se referia ao “trem da alegria”, aquele caso das transposições de cargos sem concurso. Vejam só:
“Leitores, este é um importante espaço de comunicação e, principalmente, registro de fatos que a maioria dos meios de comunicação de nosso estado não publicam.
Também, a coluna do Sr. Cesar é acessada por um número limitado de catarinenses, claro que em relação a população total de SC.

Portanto, proponho a todos e a cada um em especial, a partir de hoje, a pressionar - com classe, categoria, com argumentos e provas - a todos os meios de comunicação que tem acesso - mas precisamos chegar aos telejornais.

Outra providência é encaminhar denúncias, mas bem fudamentadas, ao MP/SC.

Também precisamos nos valer deste blog para nos organizar. Precisamos de orientação de como proceder para mover uma ação civil pública. Solicito, principalmente o pessoal da capital que teoricamente tem mais acesso, por favor, procurem pessoalmente os deputados estaduais da oposição, levem provas, tenho certeza que eles não sabem o “vulto” que tomaram as leis que eles aprovaram, cobrem medidas.

Eu, pessoalmente, já encaminhei no final do ano passado representação junto ao MP/SC (Centro de Controle a moralidade pública e Centro de Controle a constitucionalidade) Acessem o site do Ministério Público: lá está o nome e endereço de todos os responsáveis pelos diferentes centros de controle, enviem denúncias, solicitem resposta, mas atenção, somente o que tenham provas, e com “linguajar” apropriado, não deixem margem para o descrédito ou para complicações futuras. Provas não faltam, basta pesquisar as centenas de portarias publicadas a partir de maio/06 no Diário Oficial/SC.

Em resumo pessoal, proponho que façamos um mutirão ‘POR TODA SANTA CATARINA’ de denúncia da dimensão que o trem da alegria tomou. Vamos levar ao conhecimento da população de Santa Catarina o que foi feito e paralelo a isto cobrar do judiciário as medidas cabíveis. Somente assim acredito que poderemos ter alguma chance de que medidas efetivas sejam tomadas, e precisa ser logo, sabemos da cultura que impera, logo tudo isto pode cair no mais profundo esquecimento. Somente com ações encadeadas poderemos pressionar. Pensem a quem recorrer, em cada canto do estado. Boa sorte para todos nós.”
Não é interessante? Nada de esperar sentado que as coisas caiam do céu. Vão à luta, como naquela antiga canção da velha esquerda, “caminhante, não há caminho, o caminho se faz ao andar”.

3 comentários:

Anônimo disse...

JORNALISMO CIDADÃO.
Vocês sabiam que no projeto de lei do IPREV que trata das aposentadorias dos servidores, os deputados tem um artigo, "escondidinho" para tentar garantir sua aposentadoria INTEGRAL, PODE? Ninguém fala nada. Ninguém dz nada.....Toma lá da cá Senhor...

Anilse

Anônimo disse...

E onde eu ralo só eu me mexo¬¬
Mandei tantos mails , mas tantos, tantos, tantos, pra SEA, pra ouvidoria, pro escambau, que parece algum foi lido; parece que estão se mexendo para pagar o bendito prêmio assisuidade antes que a gente morra.Ao menos é o que consta no site da SED, que anunciou o esmola-educar de 100 'real'.

Mas cansa carregar os outros na costas, enqto assistem ao BBB.
Nem abaixo-assinado assinam.
Nem vou citar o sindicato que este, argh, diz que tem mais o que fazer do que acompanhar atividades do Congresso sobre se estão ou não fazendo leis que só tiram direitos, na moita, sem barulho.
Então servem pra quê?
¬¬
Lia

Anônimo disse...

Tio César,

O que diz Ministério Público de Santa Catarina?