sexta-feira, 28 de março de 2008

EMERGÊNCIA

Florianópolis varre pra debaixo do tapete a situação crítica de seus hospitais e serviços de urgências médicas. Quando e onde existem, estão lotados. Ou sem servidores.

Há, aqui e ali, ações que alertam para este problema. Mas nada de muito importante tem sido feito. Mais ou menos como o caso das cadeias e penitenciárias, que é uma bomba que pode explodir a qualquer momento. Todo mundo sabe, todo mundo viu, mas ninguém acha prioritário mexer nisso agora.

Quando soube da morte do Zeca D’Acâmpora (na ambulância, de infarto), fiquei com a pulga atrás da orelha. Teria sido atendido a tempo? A carta de uma amiga da família, publicada no blog do Cacau, levantou suspeitas graves sobre a falta de uma resposta rápida. E, nesses casos, o tempo é tudo.

Já virou piada a história da crônica falta de ortopedistas nas emergências. Nem sei se agora a situação é diferente de alguns anos atrás. Mas todos os dias a gente ouve relatos assustadores de novas deficiências. De vez em quando a TV mostra as cenas degradantes de gente depositada em corredores, esperando em macas. E falta gente, falta equipamento, falta vaga.

De vez em quando o governo nos informa que construirá mais um mega-hiper-ginásio/centro de convenções. Mas e o super-mega-hiper hospital de pronto-socorro que Florianópolis necessita desde a década de 80?

2 comentários:

Anônimo disse...

TRABALHO EM UM HOSPITAL E VEJO QUE O PROBLEMA NÃO É FALTA DE MÉDICO E SIM NÃO CUMPRIMENTO DO HORÁRIO POR PARTE DE ALGUNS DELES.

TEM MÉDICO QUE É TÃO CARA DE PAU QUE VAI AO NO HOSPITAL PARA PASSAR O CARTÃO-PONTO NO INÍCIO DO EXPEDIENTE, VAI EMBORA E VOLTA PARA PASSAR O CARTÃO-PONTO NO FINAL DO EXPEDIENTE.

OS MÉDICOS GANHARAM UMA GRATIFICAÇÃO DE R$ 2.400,00, MAIS SOBRE-AVISO E MAIS HORA-PLANTÃO. SABE O QUE É ISTO? A MAIORIA GANHA O TETO DO GOVERNADOR (R$ 10.000,00), SE NÃO TIVESSE TETO ESTARIAM GANHANDO MAIS.

NOS FINAIS DE SEMANA ALGUNS NÃO APARECEM.

SE ESTES "ALGUNS" CUMPRISSEM SEUS HORÁRIOS, SOBRARIA MÉDICO, COM CERTEZA!

POR QUE O MINISTÉRIO PÚBLICO NÃO VISITA UM HOSPITAL PARA CONFIRMAR ISTO? DE PREFÊNCIA SEJA UM HOSPITAL MOVIMENTADO, NUM FINAL DE SEMANA E A NOITE?

O MP NÃO VISITA POR QUE OS PROMOTORES E PROCURADORES NÃO DEPENDEM DE HOSPITAL PÚBLICO E TAMBÉM A CLASSE MÉDICA É MUITO FORTE.

OS MÉDICOS SÃO TIDOS DENTRO DA ÁREA DA SAÚDE COMO DEUSES, DEIXANDO OUTROS PROFISSIONAIS, MUITAS VEZES MAIS IMPORTANTES QUE ELES COMO UNS QUAISQUER QUER.

CÉSAR, FAZ UMA REPORTAGEM AOS FINAIS DE SEMANA EM UM HOSPITAL. VOCÊ NÃO ENCONTRARÁ O ORTOPEDISTA DE PLANTÃO, O ANESTESISTA DE PLANTÃO, O CARDIOLOGISTA DE PLANTÃO.

TODOS GANHANDO (SOBRE-AVISO E HORA-PLANTÃO) PARA ESTAREM PRESENTES, MAS ESTÃO AUSENTES. E SE ATRAVESSA A EXIGIR DE UM ATENDENTE PARA LIGAR PARA ESTES MÉDICOS PLANTONISTA. NÃO LIGAM, POIS A ORDEM É NÃO ENCOMODÁ-LOS.

A SAÚDE TÁ ASSIM PORQUE PRECISA DE PULSO FIRME E CORAGEM DE MEXER NA FERIDA!

QUEM TEM CORAGEM DE MEXER VESPEIRO? QUEM SE HABILITA?

ENQUANTO ISTO, A FILA DE USUÁRIOS DO SUS AUMENTA, ALGUNS MORREM, OUTROS SOFREM, ...

COMO É BOM NÃO DEPENDER DESTE SISTEMA, QUE BOM SER DA CLASSE MÉDIA, QUE BOM SER RICO, ...

ATÉ QUANDO?

Anônimo disse...

Mais um ano não é aplicado o percentual exigido, constitucionalmente, na saúde. Mas é evidente que nunca vai ser cumprido porque nada acontece...Olha...cuidado administrador público você novamente descumpriu o que a constituição de manda fazer. Cuidado no próximo ano da um jeitinho para cumprir senão vai ficar de castigo...te prometo...Infelizmente é assim...vejam no site do TCE qual foram os milhões deixados de aplicar na saúde...E DAI NÃO VAI ACONTECER NADA...NADA....NADA...NADA...NADA...eta sociedade...poder...povo...PODER....PODER....EU MANDO EU FAÇO...EU DESCUMPRO A LEI POIS A LEI NÃO É PARA O EXECUTIVO ESTADUAL....Chorar...gritar...com essa mediocridade...Essas pessoas NÃO TEM ALMA...NÃO TEM CORAÇÃO...NÃO TEM EMOÇÃO...SÓ TEM PODER....PODER....PODER....MAS O POVO TRABALHADOR ESTÁ SEM VOZ E SEM VEZ E QUEM PODERIA DAR UM BASTA NISSO ...NADA FAZ...DEVIDO A TEIA....QUE TEIA...