Aí na foto acima, com suas belíssimas estantes, está o Real Gabinete Português de Leitura, provavelmente uma das maiores, senão a maior, biblioteca de autores portugueses fora de Portugal. É um espaço muito interessante (tem cerca de 400 mil títulos) e vale uma visita, quando vocês estiverem no Rio de Janeiro.
(E, à distância, é possível visitá-lo em www.realgabinete.com.br. Não é um site tão espetacular quanto o lugar real, mas já é alguma coisa.)
Ontem os presidentes de Portugal e do Brasil, Cavaco Silva e Lula da Silva (parentes?), com as respectivas esposas, foram lá para uma cerimônia comemorativa do bicentenário da chegada a família real portuguesa ao Brasil.
Tá certo que às vezes a gente até imagina se não teria sido melhor se o colonizador tivesse sido, por exemplo, a Holanda. Mas aqui estamos, do jeito que somos e com as heranças todas que nos deixaram e não há nada que possa mudar nosso passado.
Mas é claro que, se conseguirmos fazer com que a leitura, a literatura, o estudo e o conhecimento deixem de ser apenas objetos decorativos em alguma linda prateleira finamente trabalhada, ainda poderemos mudar nosso futuro.
Quem resolve a pobreza é o capitalismo, não os burocratas do G20 com as
garras no Estado.
-
O sistema capitalista se mostrou o mais eficiente na criação de riqueza,
desmistificando a ideia de que economia é um jogo de soma zero. Alan Ghani
para ...
Há 5 horas
3 comentários:
Cesar, eu fiquei sabendo da existência dessa biblioteca num livro muito bom chamado "Codex 632", do escritor português Jose Rodrigues dos Santos. Excelente leitura, no estilo "Código da Vinci". Recomendo a leitura.
Carlos
Não tenho nada contra holandeses, muito menos contra portugueses, mas para quem acha que seria melhor ter sido colonizado pela Holanda, vai a lembrança de que a Indonésia (aquela que quase acabou com o Timor Leste) é ex colônia da Holanda e, com excessão de Bali, não sei se é de dar inveja !
Roberto da Matta diz que se tivesse sido a Holanda hoje nós seríamos uma África do Sul.Se fosse a França seríamos um Haiti.
Será???
Não queria nenhum desses, queria Inglaterra,teria economizado uma grana federal de cursos de inglês.
¬¬ Lia
Postar um comentário