quarta-feira, 9 de abril de 2008

MARAVILHAS DA ENGENHARIA

Se eu conhecesse alguém do Confea (o órgão que reúne os conselhos estaduais de engenharia, agronomia e arquitetura), perguntaria se não está na hora de dar uma ligadinha para o CREA-SC e acordar o pessoal.

Sim, porque depois dos vários viadutos com problemas, agora temos uma rua fechada antes de ser inaugurada. Segundo me informa o DC, a secretaria de Obras da prefeitura trabalhou durante dois meses, gastando sabe-se lá quanto, para fazer um acesso à av. Rubens de Arruda Ramos (a tal Beira-Mar Norte).

De repente, não mais que de repente, moradores foram ao Ministério Público e levantam uma questão incontornável: medo de acidentes. Aí, o diretor de operações do Ipuf manda parar tudo. E pronto. Simples assim.

Que espetacular conhecimento de engenharia têm os moradores, que fizeram os engenheiros da prefeitura calarem-se, colocar a viola no saco, o prejuízo no nosso bolso e fazer de conta que não aconteceu nada?

Será que foi só isso? Ou tinha alguma coisa a ver com interesses particulares misturados ao interesse público, algum favorecimento especial que, descoberto, fez com que agora se tente sepultar tudo sob pesados blocos de concreto?

Qualquer que seja o caso, a verdade é que a imagem da Engenharia anda sendo muito maltratada por todos esses imbroglios. Não seria o caso de alguém fazer alguma coisa?

7 comentários:

Anônimo disse...

Será que não tem nada a ver com aquela casa (de quem será ?) que foi alugada para um banco, com a condição de ter o acesso melhorado ?

Anônimo disse...

Tio César,

Seu comentário está correto. Dá para fazer analogia com o comentário que fazes nesta coluna sobre CREA/CONFEA. Poderíamos ir além: OAB (parece que só se presta para se tentar ser Desembargador ou delator...), CRM (que não disse uma palavra aos administradores da Saúde Pública sobre o CEPON), etc...

Anônimo disse...

Tio César
Eu moro quase em frente ao bendito, ou melhor, maldito acesso, e mesmo não sendo engenheiro é fácil notar que um acesso, de uma via movimentada e de alta velocidade para uma via "local" de velocidade muito menor, logo após uma curva, tem um potencial enorme para acidentes.
Mas não é só. Pra economizar na calçada, resolveram que quem sai do novo mirante (esse sim uma bela e oportuna obra) pra não precisar andar pela grama, tem que atravessar a rua. O problema nesse caso é que a faixa de pedestre fica, também, numa curva, numa ladeira em que os carros descem embalados.
Sugiro que o tio dê uma passadinha lá pra ver.

Anônimo disse...

Tio Cesar,

Será que os conselhos regionais não deveriam iniciar suas ações restringindo o número excessivo de faculdades e cursos superiores que formam estes profissionais? Ou, fazendo controle de qualidade nas escolas, já que os municipios e os estados sempre querem fazer obras para agradar os eleitores?

Anônimo disse...

Já não aconteceu um acidente na tal obra? Parece que um motorista se confundiu e acabou batendo naqueles blocos de concreto.

Anônimo disse...

Interessante que a imprensa não fala mais da grande obra de engenharia de Capoeiras.
Será que resolveram tudo por lá ? e o CREA aprova aquele viaduto espremido ?

Anônimo disse...

Conhece a máxima "Quem faz não usa"?
Pois é.Deveria ser o slogan de Floripa.
A cidade do quem faz não usa.Serve pra elevados, rebaixados,abrigos de busão,teminais integrados de transporte coletivo,cartão em busão com leitora lá do outro lado pra acabar com o ombro do otário, digo, usuário, catraca na escada,ônibus mini pros 7 anões( que a Branca não cabe neles) e por aí vai.
Depois uma revoltada enche a cara de prefeitos e prefeitas de tabefes em pelo Shopping e ninguém sabe por quê!

Falando em prefeito...Com que então vamos pagar IPTU de padrão Malibu pra pagar um empreguinho que o Darrrrio quer dar pra Lurian??em agradecimento pelas obras federais em F
Floripa?

Ela recusou pra fazer bico doce, tá na muda por conta dos cartões...Mas quem garante que a gaja não vai topar?quase bati no televisor de tanta raiva da cara-de-pau do Darrrrio em dizer que gostaria muito que ela fizesse parte do governo.
A loção de barba dele é Poliflor?


Lia