domingo, 6 de julho de 2008

O BLOG DA LIA

Já falei aqui, mais de uma vez, que a Lia, comentarista mais ou menos assídua e em geral prolixa, deveria fazer um blog. Acho que seria leitura das mais interessantes. Ela, ao que se depreende do que escreve, é professora estadual, dotada de um saudável mau humor. E uma visão crítica muito interessante. Nem sempre concordo com tudo o que ela diz, mas gosto de lê-la. Ô Lia, é fácil, rápido e grátis: faz um blog! Num instante terás um monte de leitores e leitoras assíduos.

Pra que vocês possam ver se eu tenho razão, trago para cá o último comentário que ela deixou, numa das notas abaixo:
“Professor se candidata pra pegar licença... Problema nem é isto, problema que as aulas dos folgados que se candidatam sem voto vão pras costas do otário que fica na escola, até o limite.O mesmo acontece com quem se licencia pra mestrado e doutorado. Enquanto fica no bem bom ganhando tudo, sem perdas, sem trabalhar, contando tempo pra aposentadoria, sem preju, as aulas sempre vão pras costas de algum otário que, além de trabalhar pelos "espertos", não levam nada depois.

Sei porque já passei por isso. A 'esperta' ganhava tudo, até regência de classe e ainda mais bolsa da federal (muito mais que o salário, diga-se), só pra ficar lendo livrinhos e fazendo teses sobre temas que nunca serão lidos, ficarão nos livros encadernados de teses, pegando pó, que assunto de mestrado não serve pra quem lida com Ensinos Fundamental e Médio.

Já quem se afasta por doença, readaptado e trabalhando, perde todo tempo da doença pra aposentadoria, vira funcionário de regime geral, tem de trabalhar 30 anos, mesmo voltando e continuando em sala de aula, mas sem direitos de professor.

Sabe o que dizem no Sinte? procure nosso departamento jurídico e entre com um processo pra ver no que dá, depois de quanto tempo??? Por que não resolveram com os seus políticos no congresso??? Paraná e São Paulo já resolveram, a Apoesp não dorme em serviço, mas aqui... mandar pegar 'advogado', como se houvesse algum capaz em Floripa, especializado em Direito Público. Até tem uma banca, mas cobram os olhos da cara e mesmo assim o dono da banca faz parte do Governo, é do partido do LHS, logo, paga-se e corre-se o risco de o estado levar a melhor como sempre...

Sindicalista nenhum presta. No Sinte todos se cobrem com uma manta só. Se protegem mesmo quando dizem que são de 'outro' grupo.

Tomara que um dia acabem com aquele trampolim pra cargos públicos e mandem todos pras escolas se coçar nas ostras.

Têm [os sindicalistas] a cara-de-pau de dizer que não passam um questionário entre os professores pra colher sugestões e o que realmente querem do sindicato porque pra isso tem assembléias. Então tá, assembléias onde só eles falam, sem tempo de as pessoas discutirem e apresentarem sugestões. Eles são donos de tudo, eles podem tudo. Ainda estão naquele ranço de "não pergunte o que o sindicato pode fazer por você, mas o que você pode fazer pelo sindicato". Sei. Nem originais são: frase mais surrada da história.

Podem pegar as listas de candidatos, o que tem de professor e funcionário público é uma barbaridade, tudo pelas licenças. Esperem um dia cortar o $$$ e descontar todas as licenças pra concorrer a cargo eletivo do tempo de serviço. Não vai ter um candidato; bem... talvez algum boa vida do sindicato.

Nunca perdemos tanto como depois da esquerda virar governo. A reforma da Previdência feita pela vermelhada foi pior do que a do "Ociólogo".

Gente nojenta, falsa, mentirosa.Merecem o mesmo fim que o seu guru,o porco Che.

Lia”

ESSA LIA...

A Lia não é de fritar bolinho. Desconfiada, ela acha que falo pra ela fazer blog porque estou querendo que ela não apareça mais por aqui. Larga de ser paranóica. E apareça sempre. Aposto que já tens vários fãs, entre os leitores daqui.

Olha o que ela comentou, ainda há pouco, a propósito da minha sugestão:
“É só ler e deletar, cáspita õ.Ô!
Faz tempo que não passo aqui, tem coisa pra ler pra caramba!!

Qto ao blogue, mal tenho chance de ler, menos ainda comentar, qto mais manter um atualizado... É luxo pra quem pode viu, belo?

Mas se prefere, não leio mais, nem comento, nem faço propaganda 'digrátis'...

Faço tudo rindo muito aqui. Política não é coisa pra ser levada a sério. Você sabe,tovarich, quem é sério, sério messssmo, não fala nem faz política. Isto é coisa de fanfarrões ;)

Organizaçõessss Tabajarassss!
Lia”

9 comentários:

Anônimo disse...

É só ler e deletar, cáspita õ.Ô!
Faz tempo que não passo aqui, tem coisa pra ler pra caramba!!
Qto ao blogue,mal tenho chance de ler,menos ainda comentar, qto mais manter um atualizado...É luxo pra quem pode viu, belo?
Mas se prefere, não leio mais,nem comento, nem faço propaganda 'digrátis'...


Faço tudo rindo muito aqui.Política não é coisa pra ser levada a sério.Você sabe,tovarich, quem é sério, sério messssmo,não fala nem faz política.Isto é coisa de fanfarrões ;)

Organizaçõessss Tabajarassss!
LIa

Anônimo disse...

Parece-me um caso de conflito de personalidades...

Anônimo disse...

César, concordo com a tua sugestão de a Lia ter o seu blog.
Gosto de ler os comentários dela.
Confesso que até senti falta, pois faz algum tempo que não me deparei com os depoimentos da Lia.

Anônimo disse...

Tio Cesar!

Eu era professora Joaninha desde pequenininho, agora, depois de ler a Lia, não sou mais!

Lia querida, muito obrigado por ajudar na minha evolução terrena!

Amo-te, Lia!

Antônio Carlos.

Anônimo disse...

Discordo da posição da Lia sobre o assunto. Que falta de conhecimento, minha senhora !!

Anônimo disse...

"Sindicalista nenhum presta". "Gente nojenta, falsa, mentirosa.Merecem o mesmo fim que o seu guru,o porco Che"...
Calma, violência. Caramba, a Lia tá precisando de um calmasil. Imagina a senhora na secretaria de segurança... Esquadrão da morte perde...
Dá pra levar naquela inflexão das Organizações Tabajaras; à sério ela é indigesta e pra lá de mau humorada.
Lembra da ciranda, Lia, que morava na ilha de Itamaracá... quem sabe assim vc se acalma...

Anônimo disse...

A senhora Lia não escreve naquele jornal dos Ingleses e Rio Vermelho (esqueci o nome)semi financiado pelo Marcondes, do Costão? (Digo isso pq o jornal é gratuito e praticamente só tem anúncios e muitas notícias do Costão. Pelo estilo, é ela. E o jornal, e ela, jogam ali naquela posição onde o Garrincha dava show, a ponta direita...
Claro que ela diz coisas que até podem acontecer, mas o estilo "ódio aos vermelhos" tá um pouco defasado. Alguma ponderação e elegância fazem bem à vida, sem perder a indignação jamais.

Cesar Valente disse...

Ô 7:35, se ela se queixa de não ter tempo de fazer um blog, achas que teria tempo de escrever em jornal? Já lestes as coisas que ela conta que professoras do ensino básico estadual têm que fazer? E sobre estar defasado, em se tratando de ideologia, tá tudo meio empatado, né não? Entre o Chavez e o Bush, por exemplo, não tem ganhadores...

Anônimo disse...

Ô Cesar, sou o de 7:35.
Leste o que ela escreveu: "Merecem o mesmo fim que o seu guru, o porco Che". Achas defasada a expressão? Ou até bem atual? Na verdade, diria que o ódio é eterno e a carnificina (e o prazer que isto gera) uma norma na história. Não gosto do Busch nem do Chavez, mas não desejaria que eles tivessem o mesmo fim do Che (que não era um porco, convenhamos), levando um tiro à queima roupa e sendo exposto com o rosto levantado pelos cabelos. Como disse Gandhi: "na lógica do olho por olho ficaremos todos cegos".
E vamos deixar a Lia dizer se é ela ou não quem escreve no citado jornal. Grato pela publicação da tréplica.