sexta-feira, 12 de setembro de 2008

ESSA CASAN...

O Ministério Público de Santa Catarina chamou a Casan, na quarta-feira, para uma reunião sobre o caso do alumínio em excesso na água distribuída à capital. Segundo o promotor de Justiça Fábio de Souza Trajano, a Vigilância Sanitária teria dito que os níveis do metal, ainda que acima dos padrões estabelecidos em lei, “não ocasionam problemas à saúde”.

Bom, nem vou tocar nessa questão complicada, de que alumínio “só um pouquinho acima do limite” é inofensivo. O que me chamou a atenção foi outra coisa.

A Casan explicou ao MPE por que os níveis de alumínio estão altos. Leiam, por favor, em voz alta e segurem os queixos, para que não caiam no chão:
“Os representantes da Casan presentes na reunião explicaram que está ocorrendo extração irregular de areia às margens do Rio Cubatão, que abastece a Grande Florianópolis. A irregularidade aumenta a turbidez e dificulta o tratamento, o que levou a companhia, em agosto, a adicionar maior quantidade de sulfato de alumínio, utilizado como coagulante no tratamento da água. Além disso, a companhia explicou que dois dos 12 filtros usados no tratamento da água estão danificados, e que sua recuperação levará três meses.”
Pegaram o sentido da coisa? Se não fosse um chato aí de um condomínio ficar insistindo que havia alguma coisa errada na água, se não tivesse sido acionado o MPE, a Casan continuaria, literalmente, tapando o alumínio com a peneira. Uma peneira de doze filtros, dos quais dois danificados. E quanto à extração de areia, que sujou a água, isso não é quase nada perto de outras coisas que podem contaminar os mananciais e que exigem, da empresa de saneamento, uma ação mais enérgica, profissional e responsável na apuração, correção e divulgação desses... acidentes.

EM TEMPO – Ontem a Casan avisou os jornalistas que faria uma entrevista coletiva às 15h. Pra mim, não disse qual seria o assunto, pro Moacir disseram que seria sobre cortes de água. Em todo caso não pude ir, porque neste horário estava dando um curso para os jornalistas da Diretoria de Comunicação da Assembléia. Mas achei que, no final do dia, no site da Casan, estaria pelo menos um resumo do que a coletiva tratou. Qual o quê! Fui lá olhar e a notícia mais recente era do dia 15 de agosto!

E ainda por cima, ao chegar no site, a gente é agredido com uns pop-ups imensos, daqueles que nenhum site amigável usa mais. Parecem feitos para que a gente perca a vontade de passar por lá.

ATUALIZAÇÃO DA MANHÃ

O Diário Catarinense traz um relato da coletiva (aqui). Disseram mais ou menos o que explicaram antes ao Ministério Público. Com agravantes: o presidente da empresa disse que “sempre soube” do excesso de alumínio. Mas como estava numa quantidade que “não causa problemas à saúde”, deixou a coisa rolar.

No seu estilo característico, disse que a imprensa exagerou ao avisar a população sobre o que estava ocorrendo. E que a divulgação desse tipo de coisa “só interessa a quem vende água mineral”.

11 comentários:

Lunar - Jorge Oliveira disse...

César.

É por essas e outras que não tem como lascar o sarrafo nessa empresa.
Depois vem o teu amigo Carlos Neto (gerente de Comunicação Social da Casan) derramar o seu "choro" dizendo que só se publica o lado ruim da empresa.
Me engana que eu gosto!

Jorge Oliveira

Anônimo disse...

Quem sabe usar um pouco daquele lucro recorde que o tio de Luca conseguiu e contratar uns fiscais?
Mas por concurso viu!

Anônimo disse...

Se fosse no Município o Prefeito já estava preso. Esta ocorrendo extração irregular de areia às margens do Rio Cubatão e o Ministério Público, com certeza já TEM LIMINAR para parar com isso, porque nos municípios está uma devassa. Isso que não conseguimos entender quanto mais alta a escala de governo mais dificuldade para se tomar medidas urgentes. Gostaria que fosse questionado o MINISTÉRIO PÚBLICO qual a atitude em relação a essa empresa que explora areia irregularmente. A sociedade catarinense merece ouvir da empresa o que está sendo feito.

Anônimo disse...

Tio César, sabes quantos jornalistas trabalham lá? Tens idéia dos respectivos salários de cada um? É o sonho de "muitos"...Dá quase, quase, um prêmio de loteria, anual......bjs

Anônimo disse...

Intervenção na Casan já! É caso de polícia, de saúde pública, de desrespeito ao cidadão, ao consumidor.

Anônimo disse...

A CASAN precisa investir na Bacia Hidrográfica da qual capta água para comercializar. Apenas captar e "tratar" é muito pouco. Precisa desenvolver programas ambientais e sociais na bacia de captação, certamente com parceiras,(Prefeituras, órgãos ambientais, Epagri, petrobrás, Deinfra,...), afinal é um empreendimento como tantos outros.

Anônimo disse...

O TOTAL DE COMISSIONADOS NO GOVERNO NÃO É SOMENTE 2000? 1.780 SÃO parentes? Tio Cesar em nome do povo Catarinense busque esse dado. QUANTOS COMISSIONADOS TEM NO GOVERNO E QUANTOS SÃO PARENTES. É UM ALTO NEGÓCIO...ABUSO...CANALHICE...

MPE e governo detalham o antinepotismo
Ainda existem muitas dúvidas sobre o alcance das novas regrasO alcance da súmula antinepotismo do Supremo Tribunal Federal será tema de novo encontro entre representantes do governo do Estado e do Ministério Público Estadual (MPE).

Ontem à tarde, na primeira reunião, várias questões foram levantadas. O governo do Estado, a princípio, não tem nenhum caso de nepotismo direto, mas precisa saber das extensões da nova medida, explicou o secretário de Estado da Administração, Antônio Gavazzoni.

O governo do Estado possui 1.780 servidores, entre comissionados e efetivos em cargos de comissão. O governador Luiz Henrique, por decreto, havia vedado a contratação de parentes até o 1° grau no início do ano passado. A súmula prevê a restrição de familiares até o 3° grau.

SERÁ QEU VÃO DAR UM JEITO.

Anônimo disse...

"Flagrada com as nádegas expostas no janelão da matriz"
Não censure Tio César estou apenas repetindo comentário do nosso honroso Moacir Pereira (que era tão comedido).

Anônimo disse...

segundo entrevista na RBS o presidente da Casan considera a propria família mais importante do que a população de Florianóplis. Rídiculo! E ainda diz que o alumínio é da exploração de areia, quando a própria Casan já manifestou que é do tratamento da água. O pior cego não é o que não quer ver, mas o que não quer ouvir.

Anônimo disse...

A CASAN e o Sr. De Luca nao estao nem ai porque neste paizinho chamado braziu a lei nao funciona. Ponto final.

Anônimo disse...

Tio César,
A propósito poderias ouvir a AGESC sobre essa questão, ela conta com uma Câmara de Saneamento e Recursos Hídricos.