sexta-feira, 5 de setembro de 2008

ALUMÍNIO NA ÁGUA

Nessa história do excesso de alumínio na água da capital, chama a atenção a precariedade dos organismos que poderiam nos defender de coisas como essas. Dá uma olhada no trecho abaixo, retirado de uma notícia publicada no UOL (aqui):

“Antes de efetuar a denúncia, o síndico procurou a Companhia de Águas e Saneamento de Santa Catarina (Casan) para pedir esclarecimentos. A empresa estatal encaminhou resposta alegando que a água fornecida estava dentro do padrão estabelecido pela Anvisa, o que foi contestado com base nos exames encomendados pelo condomínio, anexados à denúncia ao Ministério Público Federal, em setembro de 2007.

Por questão de competência, o MPF repassou o caso ao Ministério Público de Santa Catarina, que instaurou um inquérito civil e solicitou à Vigilância Sanitária de Florianópolis a realização de exames na água fornecida. Em razão da falta de fiscais em âmbito municipal, o trabalho foi transferido para a Vigilância Sanitária Estadual, que ainda não se manifestou junto ao MPSC.

O problema é que o único laboratório público que poderia realizar as análises para a Vigilância está em reformas. Assim, os exames foram feitos pela própria Casan e levados ao órgão de fiscalização. "A Casan nos informou que foi feita a troca do sal de alumínio utilizado no tratamento da água. No dia que isso aconteceu, o teor ficou elevado de fato.

Mas a Casan vinha monitoramento mais freqüentemente e nos passando os laudos, dizendo que estavam normalizados os teores de alumínio", alega a diretora da Vigilância Estadual, Raquel Bittencourt.”
Vigilância municipal não tem fiscais, vigilância estadual depende do laboratório da... Casan. Estamos, de fato, bem servidos.

4 comentários:

Anônimo disse...

A campanha publicitária que a Casan lançou junto com esse rolo do Alumínio, tem tudo a ver. O slogan é "O trabalho da Casan reflete na sua vida". Reflete sim, no câncer que o alumínio pode provocar nas pessoas. Só faltava essa: depois de passar anos levando ferro, agora a gente leva alumínio...

Anônimo disse...

Tio César,

Enquanto isto o presidente da CASAN e sua mulher deputada, ficam fazendo campanha pro Dário!
Já que o presidente é bioquímico, podia se dedicar a tirar o Al da H2O

Anônimo disse...

Aguardem, depois do ferro e do alumínio, vem chumbo grosso por aí.
A água nossa de cada dia foi colocada nas mãos de "correligionários", como é comum no Brasil, para pagar “apoios” de campanha. Vocês acham que o Edson Lobão é um perito em energia? Pois ele é o nosso ministro da área. Assim funciona a administração da coisa pública no Bananil. O trabalho da Casan reflete no fundo do nosso copo, nas partículas suspensas e cancerígenas do alumínio. Os responsáveis? Na campanha do Dário, o quinhentão from São José.

Anônimo disse...

Alguém pode por favor dar nome aos bois. O leitor das 2:54 fala do presidente da Casan e de sua mulher, deputada, qeu ao invés de estarem cuidando da qualidade da água estão cuidando da campanha do Dário. Desculpem a desinformação, qual o nome dele e dela? Nome aos responsáveis ou aos irres, é o que eu todos merecem saber.