quinta-feira, 25 de outubro de 2007

BARRADO NA CHINA

Graças à internet, este jornal pode ser lido em qualquer parte do mundo. Ou quase. O Yuri, ex-aluno do curso de Jornalismo da UFSC, mandou ontem o seguinte recado:
“Tio Cesar: Estou em Hong Kong, e aqui consigo acessar teu blog, mas hoje retorno a Guangzhou (China), e lá parece que te censuraram. Não tem jeito de abrir tua página.Abraços, Yuri.”
Coincidentemente, recebi ontem outro recado, do Richard Amante, também ex-aluno, que também está na China, só que em Beijing (que a gente costumava chamar de Pequim). Ele ainda não disse se consegue ou não acessar o DIARINHO, mas em breve saberemos.
“Cesar, tô te escrevendo pra dizer que estou de volta ao mundo blogueiro, postando aqui de Pequim. Se puder, dá uma passada por lá. O endereço é www.amantenachina.com.br
Dei uma olhada no blog e está bem interessante. Ele está estudando chinês e, acredito, se preparando para as oportunidades de trabalho que aparecerão com a realização das Olimpíadas, no ano que vem.

2 comentários:

Anônimo disse...

Tio Cesar, desculpe-me pela liberdade de chama-lo assim, mas me identifico muito com as tuas ideias, por isso a descontracao. Nao sou seu ex-aluno de jornalismo. Sou apenas um leitor assiduo; um manezinho que esta dando umas voltas no outro lado do mundo, visitando umas feiras, e que quando arruma tempo e acesso a internet, nao deixa de visitar tua pagina.
Foi falha minha nao colocar meu sobrenome, talvez por isso a confusao.
De qualquer maneira, voltei a Hong Kong e consegui acesso a internet, por isso aqui estou. Desculpe-me tambem a falta de acentuacao. Tinhas que ver o teclado do micro que estou. Uma verdadeira zorra!
Voltando ao assunto, aqui funciona tudo. Da para navegar legal. Em Mainland nao. Percebi que todos os sites que continham a palavra "blog" no endereco nao funcionavam. Acho que esta ai a censura.

Abracos,

Yuri R. Dominschek.

Cesar Valente disse...

Ô Yuri, desculpe a confusão e a falta de checagem. E obrigado pelo esclarecimento.