quinta-feira, 18 de outubro de 2007

CONFLITO

O Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Estadual de SC (Sintespe) marcou para hoje, às 13h uma Assembléia Geral, “seguida de manifestação”, em frente ao Centro Administrativo do Governo do Estado (na SC 401) em Florianópolis.

O governo recorreu à Justiça e conseguiu uma liminar proibindo o ato. O Sintespe, sem dar grande importância àquela máxima segundo a qual “decisão judicial não se discute, cumpre-se”, ou à multa de R$ 50 mil arbitrada para punir a desobediência, manteve a convocação. Eles dizem que não vai dar tempo de avisar às caravanas que virão de outras cidades, da mudança de local.

Claro que daria pra remanejar, mas o Sintespe optou pelo conflito. Além da briga com o patrão, resolveu abrir outra frente, judicial. Míopes (porque amanhã poderão também precisar da mediação judicial), classificam a atitude do governo, de recorrer à Justiça, de “intransigente, autoritária e temerosa”.

Intransigentes e autoritárias podem ser inúmeras medidas e posições do governo. Mas recorrer à Justiça, certamente não. Portanto, nas entrelinhas do discurso do Sintespe, lê-se, na verdade, uma desconfiança grave quanto à decisão “intrasigente e autoritária” do juiz contra a manifestação.

Mas vamos ser otimistas e confiar que eles terão o bom senso de pelo menos não bloquear a rodovia, evitando atrapalhar a vida de quem não tem nada a ver com a administração dos recursos estaduais.

Nenhum comentário: