sexta-feira, 19 de outubro de 2007

O FUTURO DO JORNAL

O jornalista Ricardo Noblat (foto acima) esteve na quarta à noite em Florianópolis, falando sobre jornalismo online e o fenômeno dos blogs. Na verdade, como velho homem de redação de jornal impresso, ao comentar o uso das novas ferramentas, não deixa de analisar também o futuro dos jornais.

Infelizmente, por causa de compromissos profissionais em Itajaí, não pude ir ouvi-lo. Mas consegui saber dos pontos principais da palestra no blog do Carlos Damião e no site da Assembléia Legislativa. E foi justamente sobre esta nova forma de informar-se, usando a facilidade trazida pelo computador conectado à internet, que ele tratou.

A maneira como estamos todos obtendo informação tem mudado muito, e muito rapidamente. Há mais informação disponível (qualquer pessoa pode fazer um blog, pode ser um produtor de conteúdo na internet, sem gastar muito dinheiro) e o jornalista perde a hegemonia. Em todo caso, nesse mar de informação, a qualidade e a credibilidade é que permitirão distinguir alhos de bugalhos.

Para os jornalistas, uma advertência: ao contrário do que possa parecer, os maus profissionais, que apuram e escrevem mal, terão cada vez menos espaço no mercado crescentemente exigente do jornalismo online.

Para ir até o que foi publicado no blog do Damião sobre o Noblat, clique aqui e aqui.

Para ler o relato da Alesc sobre a palestra, clique aqui.

E para ir direto ao blog do Noblat, clique aqui.

Nenhum comentário: