sexta-feira, 5 de outubro de 2007

BOMBACHA AÇORIANA

Os manezinhos da ilha (eu inclusive) estão espantados com a novidade: a organização da 7ª Açorfesta (Festa da Tradição Açoriana), que será realizada neste final de semana em São José, programou, para encerrar o evento, a apresentação dos grupos tradicionalistas gaúchos Legião Campeira e Ivonir Machado e Banda.

Tá certo que o Rio Grande do Sul, e especialmente Porto Alegre, também teve uma importante contribuição açoriana no seu povoamento. E isto está adequadamente representado pela presença, no programa, do grupo de dança da Casa dos Açores do Rio Grande do Sul.

Mas, por algum obscuro motivo mercadológico, a turma da Fundação Municipal de Cultura e Turismo da prefeitura de São José acha que uma festa açoriana não vive só de açorianidades. E talvez até imaginem que, ao trazer Leci Brandão para uma noite de “samba e pagode” e encerrar com uma noite de “músicas tradicionalistas e gauchescas”, estejam “valorizando” a festa.

Que nada. Ao fazer essa mistura, visando a bilheteria, estão demonstrando que não entendem nada de valorização da herança cultural. E provavelmente nem sabem direito por que se deve respeitar e cultivar esses valores.

2 comentários:

Anônimo disse...

César, onde estão agora os defensores da "legítima cultura gaúcha" que, ainda este ano, proibiram uma dupla sertaneja de se apresentar no rodeio do CTG Os Praianos? Na época, alegaram que não tinha nada a ver com a cultura gaúcha e tudo o mais. Deveriam também se insurgir contra a invasão de grupos de música nativista gaúcha em festas açorianas. Já que sufocaram a cultura açoriana no RS e fazem questão de esquecer que o nome original da capital de lá é "Porto Alegre dos Casais Açorianos", deveriam também não deixar que os grupos nativistas se misturassem a esta cultura que devem considerar inferior. Os cantores correm o risco de sair dizendo "ó-lhó-lhó" e aí seria um vexame, não? :))
Abraços,
Marcelo Santos

Carlos Damião disse...

Pois é, eu registrei no meu blog a história da OktoberTchê, que acontece nesta sexta-feira, no Centro de Eventos Petry, em Biguaçu. E note bem, meu caro Cesar: durante a BigFest, que é a festa anual de Biguaçu (em maio), todos (TODOS) os eventos têm participação de grupos tradicionalistas gaúchos. Como são fortes esses gaúchos, hem?
Abraço
Damião