A gente acha engraçado quando os fãs do Dário ficam dizendo que ele vai ganhar no primeiro turno. É um pouco forçar a barra, um pouco propaganda e muita fé na DuPont. Mas também não deixa de ser engraçado ver a turma contra o Dário falar que o Djalma, em São José, “vai mal”, que está “a perigo” e que foi por isso que a líder política da família, a D. Rose, acompanhada pelo marido, esteve lá. Pra dar “uma força”.
Não é isso que mostra a pesquisa Mapa, divulgada hoje: Djalma está na frente, com 27,6% e os demais candidatos, mais ou menos embolados, entre 13 e 17,3%. Até na pesquisa espontânea (em que não se mostram nomes ao entrevistado), ele aparece na dianteira, com 22,6%.
É claro que o quadro pode mudar (afinal pesquisa é pesquisa e eleição é eleição), principalmente porque o número de indecisos detectados pelo Mapa ainda é grande. Mas daí a dizer que ele “está mal” é uma bobagem tão grande quanto aquela outra, de que “não teremos segundo turno na capital”.
[A pesquisa que citei acima foi contratada pela Associação Empresarial da Região Metropolitana de Florianópolis (Aemflo-CDL-São José) junto ao Instituto Mapa, sobre intenção de voto no município de São José (registro 98.548/2008). Tem mais alguns dados no blog do Damião]
ATUALIZAÇÃO DA NOITE
Tanto a leitura enviezada das pesquisas quanto os boatos que surgem agora, na reta final, fazem parte das campanhas e visam justamente aquela parcela mal informada ou insegura dos eleitores. Ninguém, dos observadores veteranos da cena política com quem conversei hoje, concorda que a eleição em Florianópolis se resolva no primeiro turno: “isso é bobagem”, disseram.
Quanto ao Djalma, acham que a coisa não está resolvida e lá na Terra Firme a casa ainda pode tremer.
Portugal: o problema do 25 de Novembro.
-
O problema do 25 de Novembro é que a sua história e celebração obrigariam a
oligarquia a reconhecer que a democracia assentou numa coligação diferente
da...
Há 10 horas
6 comentários:
Mas que coisa, heim, Cesar? A pesquisa divulgada ontem na primeira página do ND, com pesquisa de 19/9, dava um quadro bem diferente: Adeliana 31%, Djalma 28%, F.Elias 17% e Círio 13% ( a margem de erro é de 2,5%, enquanto a do MAPA é de 4,4%). Ô povinho mais volúvel!
Infelizmente a realidade é essa: uma nova dinastia se alevanta! Como disse um leitor do blog do Carlos Damião, “muita gente ainda vai ter que se curvar para esta família”.
Meu Deus, esse anônimo das 2:36 ou é da "dinastia" ou é um desses "come-ssionados" ( foi por querer a separação heim ;) ) . Vamos aos fatos, uma dinastia dessa não dura muito tempo....
Sinceramente, não confio nestas pesquisas. Na eleição passada O Gervásio Silva estava na frente e acabou atropelado pelo atual, o Fernando Maluco, que ao que parece, não tem chance nenhuma agora, pois tem uma rejeição de 40%em todas as pesquisas feitas. Restam no páreo o Djalma, Adeliana e o Padre Círio. Certeza mesmo, só nas urnas, dia cinco.
OBS: Até que enfim lembraste de São José! Sou teu leitor assíduo e torço por dias melhores na minha cidade, tão carente de um bom governo.
Meu caro Cesar,
passarinhos têm me contado que a coisa em São José é complicadíssima. Já me disseram que a candidatura do padre Círio não é pra brincadeira: pela primeira vez, o PT tem a chance de chegar à prefeitura no município vizinho. Com um detalhe: já reparaste que o DEM está bem quieto em SJosé? Pois é. É bem por aí. Abraço, do Damião
Aqui em São José as pesquisas parecem que não batem muito com o que se ouve no "boca-a-boca". Ando estranhando essa disparada de certos candidatos não muito conhecidos.
Postar um comentário