sexta-feira, 24 de outubro de 2008

O SOLDADO SÍLVIO TEM PODER!

O texto abaixo foi publicado aqui, no De Olho na Capital, em 25 de agosto de 2006. Republico porque o mesmo personagem teria participado de uma “visita intimidatória” ao jornal Impacto, conforme informou [aqui] o próprio jornal.
O personagem na foto à direita é o Soldado da Polícia Militar Sílvio Odair dos Santos. Cedido à Câmara de Vereadores de Florianópolis é visto com freqüência dirigindo o carro do prefeito Dário Berger. E ficou conhecido dos catarinenses quando participou do “debate” que a Câmara de Vereadores promoveu com os candidatos a governador.

Segundo a turma do Esperidião Amin o soldado Sílvio agiu como “segurança” do prefeito, tomando as dores do patrão e agredindo o fotógrafo da campanha de Amin. Segundo a turma do prefeito Dário, eles é que foram agredidos com ofensas verbais. Mas, de qualquer forma, a partir daquele dia ficou-se sabendo que apesar de estar oficialmente à disposição da Câmara de Vereadores, o soldado Sílvio dá expediente mesmo é no gabinete do prefeito Dário.

Só que, além disso, desde abril, o soldado Sílvio é o representante da Polícia Militar no Conselho Estadual de Trânsito (Cetran, que é o órgão superior para questões relacionadas ao trânsito em Santa Catarina), onde recebe “jetons” que podem somar de R$ 2,5 mil a R$ 3 mil por mês, dependendo do número de sessões. O mandato de cada conselheiro é de dois anos.

Claro que tem tudo a ver colocar o motorista eventual do prefeito no Cetran, afinal deve ter familiaridade com as leis de trânsito. Mas alguns ex-conselheiros e outras pessoas preocupadas com o trânsito não conseguem explicar nem entender por que a Polícia Militar, que normalmente designava oficiais que tinham grande conhecimento da área, agora tenha preferido fazerse representar pelo soldado Sílvio. Cuja formação e especialização em questões de trânsito não se conhece.
Para ler a coluna de 25 de agosto de 2006 onde escrevi o texto acima, clique aqui.

E para ler a coluna de 18 de agosto de 2006 onde comento o barraco que aconteceu na Câmara de Vereadores quando, num debate com candidatos ao governo colocaram o prefeitoDário na mesa e a história acabou na delegacia, clique aqui.

4 comentários:

Anônimo disse...

Presenciei dois fatos nessa derradeira semana de campanha que não comentei com ninguém pra não ser acusada de paranóica. Manhã de terça, por volta das 10h: policiais militares revistam pessoas que empunham bandeiras do Amin em plena Mauro Ramos. Hoje (sexta), 15h: uma militante de Dário provoca (e como!) "bandeireiros" de Amin em frente ao TICEN. Por mérito do pessoal do "deixa disso", não há agressão física. Enquanto ambulantes e vendedores de vale-transporte divertem-se com a cena, dois policiais militares disfarçam, viram as costas e vão embora. Então, César, teu post me dá esperanças: não devo estar louca.
Anita

Anônimo disse...

Candidato a vereador que fez mais de 1700 votos me contou que chegou com sua pequena carreata de ex-alunos e colegas no Coxixo. Vem um guardinha (municipal) e manda circularem porque a carreata era do Gean. Argumentaram que era livre o espaço e a manifestação, ouvindo em resposta que inclusive haveria batedores da guarda municipal porque a 'turma haviam' agendado e que isso tava dentro da lei. Há ao menos umas 10 testemunhas do fato.

Anônimo disse...

É o sistema de convencimento em teste na cidade.Alguma discordância? "Chama o Silvio".
Como em Floripa e São José "tá tudo dominado", em breve numa discussão perto de você!

Anônimo disse...

Este é o mesmo que responde processo por crime militar, por ter me agredido dentro da camara de vereadores com a conivencia do alcaide e do Presidente da camara na epoca, eu como assessor de Esperidiao Amin, sim tinha o direito de estár na quele recinto naquele momento, mas, o prefeito da epoca e mais seu "segurença"nao, eram pessoas estranhas aquele ambiente, pois se tratava de um debate de campanha ao governo do estado e qual a inportancia ou relevancia, de um prefeito no plenario da camara?
Com a permissao do presidente da camara ( Pitolomeu-lava as maos )? Se deu o furdunço, a figura se valendo de jagunço, começou a chegar próximo do candidato a Governador e como eu e o Esperidiao já aviamos notado, ele estava com más intençoes, nao deu outra, a figura desalmada, chegou próximo do candidato mas nao deu tempo para fazer o que ele mais queria, que provavel estava a mando do próprio dario para fazer o que fez, tentou desferir um soco no Esperidiao, mas, eu como percebi, fiquei entre os dois, nao deu outra, a figura do tal silvinho, ma pegou pelo pescoço e tentou arrancar minha camera fotografica, mas nao deixei, ai deu o rolo que todo já conhecem, terminei eu com este portico fisico maravilhoso conhecido em todo o estado, nao como o Fotojornalista que sou, mas sim como o segurança do Esperidiao.
Pra ficar bem entendido, nao sou nem tenho dom para isto, sou da PAZ, TOTALMENTE DA PAZ e Fotojornalista de Profissao e convicçao, agora que alguem tem que dar uma freada nesta guri tem!...
J.L.CIBILS
FOTOJORNALISTAS