terça-feira, 7 de outubro de 2008

DIARINHO TEM PODER?

Alguns leitores me escreveram perguntando minha opinião sobre o estrago que as reportagens do DIARINHO talvez tenham causado nas campanhas do Décio Lima e do Volnei Morastoni.

Ontem ouvi o colega Moacir Pereira comentar a eleição em Blumenau e ele destacava vários fatores que foram importantes para produzir aquele resultado. A boa administração do JPK, o arco de alianças, o apoio entusiasmado de vários líderes de peso, por exemplo.

É muito provável que o resultado da eleição fosse exatamente o mesmo, se o DIARINHO não tivesse publicado a parte do inquérito que citava o nome do candidato. Bom, talvez não exatamente o mesmo, mas muito próximo. Essas histórias criam uma marola no dia, mas em geral não causam danos permanentes.

Vai muito da forma como o candidato lida com elas. O João Rodrigues, em Chapecó, recebeu uma traulitada de peso, com a divulgação daqueles vídeos onde ele aparece fazendo imbecilidades. Mas se abraçou com seus eleitores, tentando explicar o que dava pra explicar, colocando-se como vítima. E, se dano houve, não atrapalhou o resultado.

A diferença de votos que JPK teve sobre Décio não é fruto de eventos isolados, de alcance duvidoso. Aparentemente, não foi só JPK que fez uma boa campanha. Décio, por seu lado, não fez uma boa campanha. E pode ter reagido mal às denúncias, complicando-se além do necessário.

Já em Itajaí estou com a Samara, diretora deste jornal, na avaliação que fez no editorial da edição de ontem: Volnei perdeu o foco. Dirigiu tempo e esforço para outros alvos que não o seu adversário e a sua campanha.

O que o jornal divulgou a respeito do prefeito, em si, acredito que tenha mexido pouco com a campanha. Mesmo porque dificilmente um jornal muda voto com fatos negativos sobre o candidato (falar bem e elogiar, em todo caso, podem ajudar a criar uma imagem positiva que influi na eleição).

Se alguma coisa aconteceu, foi a partir da publicação, na internet, via YouTube, do áudio das fitas gravadas pela PF. É muito diferente ler que fulano disse alguma coisa e ouvir o som da voz da pessoa, falando aquilo tudo. O que foi dito até pode nem ser muito importante, mas o tom da voz é marcante. Essas fitas podem ter causado algum estrago.

Mas, novamente, a forma como o candidato reagiu diante desses contratempos não ajudou. Ao contrário.

VIVA A FICHA SUJA!
Todos (ou quase todos) os candidatos que respondem a processos ou que já foram condenados (embora estejam recorrendo), tiveram boas votações. O eleitor não está nem aí para a folha corrida dos políticos. Parece mesmo que tem uma certa atração por malfeitores. Lamentavelmente, todas as campanhas feitas pelas mais diversas entidades, pela moralização das escolhas, alertando para o fato de alguns candidatos terem a ficha suja, revelaram-se um retumbante fracasso. Até aquelas imagens do irresponsável João Rodrigues brincando com a morte dos mendigos e outras sem-gracices, passaram em branco. Não é exatamente uma surpresa, mas é, sem dúvida, uma triste confirmação dos nossos piores pesadelos: o eleitor não leva em conta essas “miudezas” éticas. Pode roubar o quanto quiser, desde que faça alguma coisa. Ademar de Barros ficou famoso pelo slogan “rouba mas faz”. Parece que, mesmo passadas tantas décadas, o eleitor ainda continua achando que é isso que vale.

E este é o fato que torna ainda mais curiosas as derrotas de Volnei e Décio: por que o eleitor, que não ligou para acusações relacionadas a outros candidatos, deixou-os na mão? Ora, porque os problemas não foram só as denúncias. O peso delas sozinhas não seria suficiente para virar uma eleição. Não no atual estado de torpor ético da maioria dos eleitores.

Um comentário:

Anônimo disse...

Morastoni perdeu o foco, a vergonha e a compostura, virou ator de vídeo pornô, quanta bobagem ele falou, palavras de baixo calão..., lembro dele quando começou a carreira política, era outra pessoa, se transmutou, ficou amargo e raivoso, homem público deve saber controlar os nervos e o que fala, ele como morador de Itajái deveria saber que peixe morre pela boca.Cale a boca Magda, ops,digo Wolnei,vá se acalmar, tome um chá de camomila, calce sandálias e comece tudo outra vez...mas com humildade!!!