domingo, 5 de outubro de 2008

20 ANOS. E DAÍ?


Há 20 anos, nesta data, o Brasil ganhava uma nova Constituição. Imperfeita, com falhas (como a necessidade de regulamentação posterior, que nunca foi feita, para alguns de seus instrumentos), mas construída num momento importante da história e com uma expressiva participação da sociedade organizada.

Em todo caso, num país onde muita gente não está nem aí para o cumprimento das leis e vive encotrando ou criando expedientes para burlá-las, o aniversário de uma Constituição não tem a menor importância.

3 comentários:

Aluizio Amorim disse...

César,
há uma entrevista com o presidente Gilmar Mendes, se não me engano na Folha ou Estadão (?) de hoje que merece ser lida a respeito da Constituição de 1988.
Mendes é considerado o maior constitucionalista da atualidade no Brasil. Sabe muito bem o que diz, tem preparo intelectual e sobretudo jurídico. Fez doutorado na Alemanha e tem vários livros de direito constitucional, dedica-se a essa área do Direito. Convém ouvir com atenção o que ele diz. Não é à toa que vem sendo impiedosamente malhado por Lula e seus sequazes.
Neste país dos petralhas debocha-se do saber e dos estudos sérios.
No caso, da Constituição de 1988, deve-se assinalar que é a Carta que rege o Brasil sob a égide da democracia por mais tempo. São apenas duas décadas, mas já é alguma coisa para essa Terra de botocudos, não?
Quem não gosta da Constituição e a legalidade são os petralhas. De forma solerte tentam solapá-la.
Os petralhas constituem um bando de arruaceiros, lixo puro, que advoga o Direito achado na rua.

Anônimo disse...

Tio César, pesquisa de boca de urna IBOPE, divulgada agora na TVCOM
Berger 43%
Amin 23%
Júnior 13%
Angela 11%
Joanildo.

Anônimo disse...

Uma CF sabidamente fraudada?Pelo Jobim e, agora se sabe tb,pelo Passarinho?
Qtas fraudes mais ela esconde que nós,contribuintes submetidos a ela,— e só nós, que políticos, empresários e baqueiros não —,não sabemos e nunca saberemos?

Tá na hora de chamar o detetive Monk pra analisar a Constituição Cidadã com suas lupas e seu faro fino.

Sobre Mendes, do STF,deve estar tendo tilts com as algemas nos pulsos e nos tornozelos colocadas no brasileiro famosos nos USA,não tem? Aquele que foi preso porque não sabe fazer declaração de imposto de renda em inglês e se ferrou [ literalmente]feio lá.
O Castroneves precisa se aproximar mais do Dantas pra aprender a dirigir safadezas mais ligeiras que seus bólides.Algemas? Por sonegação??ÔOO povinho mais malvado o americano não?Os nossos magistrados são do tipo Toshiba, melhores do que os dos gringos, decerto...Já dizia a outra: brasileiro tão bonzinhooo...com riquinhos então...
Em Desterro nem é diferente.Moeda Verde que o diga.Fizeram a cadeia da PF na Beira-mar Norte,de frente pro mar...