sexta-feira, 24 de outubro de 2008

OS JORNALISTAS SE DEBATEM

Aquela última eleição para a diretoria do Sindicato dos Jornalistas, em que houve um racha, mas não uma segunda chapa, deixou seqüelas. Os amotinados boicotaram a eleição, que teve um quorum ridículo. Depois, a nova diretoria resolveu tirar uma secretária que estava ali há séculos. Mas, num lance ainda obscuro, não esperou tomar posse para isso: oficialmente a demissão ocorreu ainda na “gestão anterior”.

Diretoras da “gestão anterior” se indignaram com o “gesto” e estão esperneando. Hoje o Aderbal distribuiu a correspondência que elas tinham enviado ao Sindicato. Publico porque acho que a categoria está precisando mesmo discutir a relação. Já falei aqui: chega de tentar fazer chapas unitárias, de conciliar o inconciliável, vamos assumir as diferenças e botar o bloco na rua. O texto está aí, pra que vocês tomem conhecimento.
“Caros(as) Colegas,

No último dia 15 de outubro, as ex-diretoras do SJSC Adriane Canan, Cláudia Sanz, Ilka Goldschmidt e Valci Zuculoto enviaram à atual diretoria do Sindicato uma Nota de Esclarecimento sobre a demissão da ex-secretária da entidade Luciana Simas. Na mensagem, além da publicação da Nota, solicitaram alguns encaminhamentos para esclarecer o caso. Como até agora não receberam qualquer resposta, resolveram tornar público seu documento. Vejam abaixo.

Atenciosamente,

Aderbal Filho

Subject: Nota de Esclarecimento
Date: Wed, 15 Oct 2008 02:14:31 +0000

Prezados Rubens e Josemar,

abaixo e em anexo, encaminhamos - Adriane, Cláudia, Ilka e eu - uma Nota de Esclarecimento sobre a demissão da Luciana. Elaboramos como ex-diretoras do SJSC e nela solicitamos a vcs alguns encaminhamentos para esclarecer como ocorreu a decisão.

Agradecemos antecipadamente as providências de vcs.
Saudações,
Valci
________________________________

Nota de Esclarecimento de ex-diretores do SJSC (gestão 2005-2008)sobre a demissão da ex-secretária Luciana Simas

Depois de 15 anos como secretária do SJSC, Luciana Simas foi demitida a apenas um dia da posse da atual diretoria da entidade. A decisão, portanto,teria sido tomada pela diretoria anterior, da qual fazíamos parte. Aos questionamentos que vem recebendo sobre os motivos da demissão de Luciana, a atual diretoria tem respondido com esta alegação, ou seja, que a decisão foi da diretoria anterior.

Por isso, nós, ex-diretores do SJSC da gestão 2005-2008, abaixo-assinados, esclarecemos:

- não recebemos, como normalmente ocorria, qualquer convocatória para a reunião de diretoria que decidiu pela demissão de Luciana;

- não participamos da reunião de diretoria que decidiu pela demissão de Luciana Simas, e se nos fosse dada a possibilidade de participar, com certeza não teríamos aprovado tal ato, pois para nós a ex-secretária desempenhava seu trabalho com competência e total abnegação;

- nas convocatórias de reuniões anteriores a questão nunca apareceu como ponto de pauta;

- não recebemos, até hoje, a ata da reunião que decidiu pela demissão de Luciana.

E porque entendemos que diretores da gestão anterior que continuam à frente do SJSC e tomaram a decisão de demitir Luciana devem informações aos seus ex-colegas de diretoria e também aos associados, solicitamos:

- a publicação, na íntegra, desta nota de esclarecimento no site do SJSC e o envio a todo o mailing de associados da entidade;

- a divulgação dos motivos que levaram à demissão de Luciana Simas;

- que se torne pública a ata da reunião de diretoria que tomou a decisão com a assinatura dos respectivos participantes.

Florianópolis, 14 de outubro de 2008.

Adriane Canan, Cláudia Sanz, Ilka Goldschmidt e Valci Zuculoto”

2 comentários:

Anônimo disse...

Essa eleição do SJSC foi, convenhamos, bem atípica. Ou não?

Anônimo disse...

Tão pegando experiência com os políticos que eles tanto criticam?