quinta-feira, 15 de maio de 2008

TIO CESAR É UTILIDADE PÚBLICA

NÃO CAIA NOS CONTOS DOS E-MAILS

O número de novos usuários de computador e internet tem crescido. E é importante alertar a turma para os perigos que rondam o gesto, aparentemente seguro, de “ver os e-mails”.

Reuni algumas observações feitas ao longo de quase uma década e compartilho agora com vocês, em especial com aqueles que começaram a mexer em computador há pouco tempo.

1. Não existem limites para a estupidez e a crueldade do ser humano. Portanto, a mesma falta de humanidade que leva os caras fazerem rifas fajutas usando nomes de crianças com paralisia cerebral, faz com que usem de todos os artifícios para enganar, via e-mail, os tolos.

2. Desconfie de todos os e-mails que receber com assuntos “muito interessantes”: “Dilma nua”, “Fotos da Isabella sendo morta”, “Lembra de mim” e coisas desse tipo. São golpes. No texto, falam em fotos ou videos proibidos, que nunca foram vistos, que o governo tentou esconder. Tudo golpe.

3. Tenha certeza que é golpe quando a mensagem diz que você vai ficar sem sua conta bancária, que seu cpf será cancelado, que seu título eleitoral expirou, que você comprou passagem aérea ou que você está sendo procurado pela PF. E pedem pra “clicar aqui” pra fazer recadastramento, pra ver extrato, pra fazer o estorno, pra qualquer coisa. É golpe. Nem fique preocupado. Apague sem terminar de ler.

4. Nas duas ilustrações acima tem exemplos de como a coisa funciona. O e-mail prometia fotos inéditas e gravíssimas do caso Isabella. E tinha, em azulzinho, como são em geral os “links”, uma linha para clicar que dava o endereço do UOL. Ora, o UOL é um portal de notícias que existe e é confiável. Onde está o perigo? Está no fato de que eu posso escrever qualquer coisa naquela linha e, ao clicar, enviar para outro endereço.

Se passar o mouse (SEM CLICAR! SEM CLICAR!) por cima da linha azul, quando o cursor muda de flechinha para mãozinha vai aparecer, no pé do programa de e-mail, o verdadeiro endereço para onde você será remetido. Nos exemplos que mostro aqui, vê-se que não tem nada a ver com o UOL.

5. Praticamente todos os golpes em que malandros tiram dinheiro de contas de banco são feitos assim: ao clicar no endereço fajuto, se instala um programa no computador que recolhe senhas e outros dados. Isso quando não pedem senha no tal de “recadastramento”.

6. Fique esperto, avise os mais jovens e os mais velhos. Ao clicar em qualquer um desses troços que chegam por e-mail, podem acontecer várias coisas, todas muito graves: a) é um vírus e apaga ou paralisa seu computador; b) é um “cavalo de tróia” que espiona seu computador ou permite que alguém, de outro computador, veja o conteúdo do seu disco; c) pede ou coleta informações necessárias para golpes com empréstimos, clonagem de cartões, etc.

7. Ah, a essência de muitos dos golpes por e-mail é a mesma dos golpes tradicionais, como o conto do bilhete premiado: o otário só cai porque cresce o olho e ele acha que vai levar vantagem ou lograr alguém.

Por isso, por mais que a gente avise, sempre vai ter aquele que vai se dar mal e passar vergonha só porque achou que era... esperto demais pra cair num golpe.

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá, Tio Cesar. Fiz um link para esse "aviso aos navegantes" no meu blog, há pouco. Na matéria anterior, sobre a crítica ao Governo atual, só posso dizer: falou e disse. Um abraço.

Unknown disse...

Tio Cesar. Parabéns pelas informações. Uma ajudinha que pode ser dada aos leigos é instalar o Thunderbird (www.mozilla.org) que ele tem um melhor controle sobre o Span.