terça-feira, 29 de janeiro de 2008

UM ICEBERG NO MEIO DO CAMINHO

Estava em Florianópolis ontem, mas posso imaginar que o impacto da “Operação Iceberg” em Itajaí deve ter sido semelhante àquele produzido, na capital, pela “Operação Moeda Verde”.

Ainda é cedo para entender o papel que o ex-superintendente do Porto teve no esquema, se é que teve alguma participação. Mas é sempre chocante ver ocupantes de cargos de responsabilidade sendo detidos pela polícia. Mesmo que seja só para prestar depoimento.

Na semana passada, ao dar uma entrevista para o Paulo Alceu, o governador LHS teve que responder uma pergunta sobre o envolvimento de auxiliares com investigações policiais. Disse, algo como “quem fez, que pague” e repetiu que esses são “casos isolados”.

É o andar da carruagem: em ano eleitoral, depois deste rolo, niguém estranhará se LHS tentar se descolar de Rebello. Com a mesma desenvoltura com que, antes, manteve-se sempre ligado a ele. A política é, antes de tudo, a arte do pragmatismo.

Da mesma forma é cedo para saber que efeito o caso terá sobre o prefeito Morastoni e sua campanha à reeleição. O meu colega JC, aqui na página ao lado, certamente acompanhará, ao longo dos próximos dias e semanas, os eventuais desdobramentos e a repercussão na política local. Não sei se estou equivocado, mas tenho a impressão que boa parte dos formadores de opinião relacionam o peemedebista Rebello mais a LHS do que ao prefeito petista. Rebello parecia ser uma espécie de enviado especial do PMDB e do LHS ao governo do PT.

4 comentários:

Anônimo disse...

UM (1) iceberg ?

"Ice" = do inglês "gelo" + "berg" = do sueco "montanha" é um bloco de gelo que se desprende das geleiras polares. Normalmente vários icebergs se deslocam em sequência.

Como em Santa Catarina essa sequência teve início com a Marlene Rica, será que o título mais apropriado não seria "MAIS UM ICEBERG" ?

Ah ! Os icebergs costumam provocar naufrágios !

Anônimo disse...

É a corrupção "POR TODA SANTA CATARINA"

Anônimo disse...

Começa a derreter. Menosprezar a PF é idiotice. Nesse efeito estufa, além dos icebergs, muito mais se derreterá. A Europa, sem dúvidas, é um bom refúgio.

Anônimo disse...

Nosso czar gosta de fazer chacota da PF. Pensa que é moleque de rua, que pode atirar pedra na casa do vizinho (no caso VIZINHO DE PORTA...) e sair assoviando.