quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

PARDAIS A VALER

Vários leitores da capital comentaram o novo bando de pardais que o prefeitOdário instalou sem aviso.

Um deles, o Marcelo, que é dentista e militar, fez algumas considerações bem interessantes. Ele diz que é bom motorista, assim como sua mãe. Ela dirigiu 44 anos sem levar uma multa e sem se envolver em acidentes. E ele, durante 10 anos também nunca foi multado.

Mas, com os pardais, isso mudou. E não foram multados por excesso de velocidade, mas porque a função de registrar a passagem no sinal vermelho estaria, segundo ele, desregulada. Alguns sensores são acionados antes de acender o vermelho quando, teoricamente, ainda se pode passar.

Quando o sinal começa a mudar, o motorista fica diante de um dilema: ou freia e se arrisca a causar um engavetamento ou acelera e se arrisca a ser multado por excesso de velocidade e/ou por ultrapassar o sinal vermelho que ainda não está vermelho.

Como o interesse da prefeitura não é (e há quem garanta que nunca foi) educar ou manter o trânsito fluindo com cortesia, é claro que as reclamações não vão levar a lugar nenhum.

Ah, e a tal guarda civil, que deveria cuidar do trânsito, ou mesmo a polícia rodoviária militar: não conseguem dar bons flagrantes nos ases do volante que aterrorizam as madrugadas (ah, os rachas acontecem fora do expediente comercial...) e raramente aparecem nos engarrafamentos (é mudança de turno). Mas a-do-ram (principalmente os engomadinhos da GC) passear de moto e multar carros mal estacionados.

Um comentário:

Anônimo disse...

Como moro próximo a Via Expressa posso me manifestar em relação aos rachas. Não é incomum acordar de madrugada e ouvir motos em velocidades assombrosas. Se fosse eu, organizaria operações especiais para tal, mas não é o caso...