quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

ACUDA, SÃO PEDRO!

Não sei se vocês estão acompanhando a história do cadeião em São Pedro de Alcântara. O pacato município da Grande Florianópolis já hospeda uma penitenciária e o gentil, sutil e sensível governo LHS, com o boné do Benedet à frente, quer também enfiar lá um cadeião, que é uma espécie de casa de triagem de presos.

A comunidade tem se mobilizado bastante contra esse “acréscimo” na sua cota de sacrifício. E a coisa foi pra Justiça. Para acompanhar, vá até o blog do jornalista Carlos Damião (carlosdamiao.zip.net), que tem informações quase diárias sobre o movimento.

O argumento dos moradores é simples e aparentemente razoável: o cadeião deve ficar mais próximo das delegacias que têm maior movimento. Hoje funciona no Estreito, em Florianópolis. Se tiver que mudar, que seja para um dos municípios que disputam a taça de maior número de ocorrências. E aí, a pequena e bucólica São Pedro de Alcântara deveria ficar de fora.

Além disso, eles têm a experiência da Penitenciária: os familiares dos presos, como é natural, querem ficar próximo de seus entes queridos. Cria-se, ao redor, uma outra comunidade, que tem pouco a ver com a cultura local. Temem que, com o cadeião, isso se repita ou se amplie, prejudicando as características rurais do município.

No blog do Damião está uma tabela com o número de eleitores de municípios da Grande Florianópolis. Porque há uma suspeita que o governo LHS/Benedet teria resolvido empurrar o cadeião goela abaixo de São Pedro, porque lá o estrago político seria menor.

Enquanto São José tem quase 130 mil eleitores, Palhoça 74 mil, Florianópolis uns 289 mil, São Pedro tem 3 mil. Na cabeça de minhoca de quem pensa assim, 3 mil votos não vão atrapalhar a carreira de ninguém. Ainda mais que, até 2010, ainda falta algum tempo e a memória do povo é fraca.

Esquecem-se, porém, os estrategistas do “cadeião goela abaixo”, que em todos os municípios do estado tem eleitores que acompanham esses movimentos e vão formando, sobre seus autores, opinião clara que pode ser manifestada nas urnas.

A intolerância e a falta de jogo de cintura que o governo LHS/Benedet demonstra hoje com São Pedro, poderá amanhã voltar-se contra qualquer outro município que, na avaliação deles, não seja muito importante. Não sei não, mas acho que é o caso de chamar urgentemente o secretário do Vai dar Merda, antes de continuar com essa queda de braço idiota.

7 comentários:

Unknown disse...

O Benedet é um babaca. Ele deu entrevistas dizendo que SPA não tem nenhuma expressão para o Estado. Como político, ele deveria ajudar SPA a crescer, a ter expressão. Mas não, afunda ainda mais o município de SPA. A cada entrevista desse xxxx, o povo fica mais revoltado e mais decidido em barrar a instalação do cadeião.
Ja recebemos Lixão Hospitalar, Penitenciária, ja recebemos até o LHS (que é a maior merda de todas), mas ainda bem que este último só estava de passagem.

Anônimo disse...

Nesse episódio de São Pedro de Alcantara as colocações do Secretário de Segurança tem sido uma demonstração de arrogancia e de falta de sensibilidade raríssimas vezes vista em SC.

Anônimo disse...

O procurador do município, Dr. jaime Souza, entrou com uma ação de improbidade administrativa contra a Angela Amim, exigindo a devolução dos 18 milhões aplicados no banco Santos, 3 dias antes das eleições. Logo depois o Banco quebrou e o município perdeu o dinheiro.
A Ação só foi possível agora porque havia uma dúvida de os recursos eram de um fundo privado ou da Prefeitura. Como o Tribunal de Contas julgou e considerou, em novembro, que os recursos eram mesmo da prefeitura, os amigos dos Amim (Gilson dos Santos, Salomão Ribas, etc) acabaram ferrando a Angela.
Recurso público não pode ser aplicado em banco privado.
Mas disto, só o DC falou. E muito por cima.

Anônimo disse...

Caro César,
Não sei se você lembra, mas o ilustríssimo Benedet, criou há algum tempo atrás, o "manual do sortudo", que era uma espécie de cartilha para prevenir assaltos. No dia do lançamento o fracasso foi tão grande que as cartilhas sumiram no mesmo dia. Lembrando que isso tudo foi com dinheiro público. Ele e sua comitiva forma para a Colômbia buscar "know how" para melhoras as condições das favelas aqui do Estado e até agora nada. Cadê o MP??? Mas voltando a SPA e o Sr. Benedet, com essas duas estorinhas contadas acima, precisa dizer mais alguma coisa? O Estado de Santa Catarina e sua capital nunca foram tão maltratadas em toda sua história e por toda Santa Catarina. Não que os nossos governantes pretéritos não tivessem feito um bom trabalho, mas agora a situação tá feia.
EM TEMPO, venham fazer turismo em SC e Floripa, o Estado e a cidade estão preparados. Deu no que deu e continua...
Ass. Geff Sbruzzi

Anônimo disse...

Pois é...
Você se lembra da Fafá, aquela ex-servidora que lutava contra a corrupção, a não violência, a disseminação da paz, aos direitos das pessoas com deficiência, a mulher, a criança, a escola pública, a pré-escola, ao ensino fundamental e médio??????
Pois é...
Desencarnou num ato violento na br 101 e quem andou na contra-mão e deu de frente no carro dela e do marido me espira cuidados de tão machucado que ficou e que ainda corre o risco de mudar de mundo, esta em casa, podendo rir, caminhar, curtir férias e .....
BEBER.

SPA é um município que deve ser respeitado tanto os cidadãos quanto a natureza. É um munícipio tranquilo.
É dever do ESTADO manter a tranquilidade e ter políticas públicas para a preservação da mata, do povo e de toda a coletividade.
É dever do ESTADO manter preso pessoas que matam, até na BR 101 e nas outras tambem.
É dever do ESTADO encontrar lugar apropriado para colocar todo aquele que precisar ficar detento longe das cidades.
Que tal uma ilha...a 200 milhas do litoral

Anônimo disse...

Gente, a questão do Centro de Triagem ou Cadeião é simples: trata-se de um ajuntamento de Cadeias Públicas num só local, livrando as cidades deste problema que ninguém quer por perto. Daí junta tudo e manda para o menor município da região e que não gerou o problema e tá tudo resolvido. Sim, porque os presos são detidos nas cidades e em São Pedro de Alcântara não tem este problema, mas tem que receber os presos que as cidades não querem perto de si. Acontece que a Lei de Execução Penal diz que Cadeia Pública deve ser instalada em cada sede de Comarca e próxima aos Fóruns e SPA não é sede de Comarca nem tem Fórum.Basta que se cumpra a lei e se aja com um mínimo de racionalidade.O resto é arrogância e prepotência contra um pequeno município sem expressão política, mas com uma história e cultura que deveriam ser preservadas. Ano que vem estaremos comemorando 180 da imigração alemã que começou aqui. Este é o presente que nos apresentam. Cadê o Ministério Público? Cadê os intelectuais da história e da cultura de SC que ainda não se juntaram em nossa defesa? Socorrooooo!!!!!!

Anônimo disse...

São Pedro de Alcântara tem um futuro bastante promissor na área turística.
Só o Governo do Estado que não consegue perceber e investir em SPA neste sentido.
Além de ter história , ser a primeira colõnia alemã do estado, possui em torno de 70% de sua área territorial coberta por vegetação arbórea e arbustiva de mata atlântica.
Tem clima agradável, altitude que chega próxima aos 700m e invernos com geadas.
Poderia tornar-se a Gramado da Região da Grande Florianópolis.
Ah, governo sem visão !

Caetano Jacob Schmitt
Estudante

Registro Geral n 5.512.130