terça-feira, 22 de janeiro de 2008

UDESC? QUE UDESC?

O Carlos Andrade deixou um comentário, na nota abaixo, que, por algum motivo saiu truncado. Quebrou justamente num link que remetia a um texto muito interessante a respeito de uma curiosa omissão: na solenidade do governo do estado, para assinar a lei de inovação tecnológica, a Udesc não foi citada.

Em vez de simplesmente colocar o link [aqui] e mandar vocês pra lá, trago pra cá o texto do Valmor Pizzetti, que é assessor de imprensa da Udesc:

16/01/2008
Reitor da UDESC protesta contra omissão da universidade em solenidade do Governo
O reitor em exercício da Udesc, Arlindo Carvalho Rocha, encaminhou nesta quarta-feira (16) ofício ao secretário de Coordenação e Articulação do Governo do Estado, Ivo Carminati, com cópia ao secretário da Educação, Paulo Bauer, protestando com que ele denomina de “imperdoável omissão” perpetrada pelo cerimonial que conduziu a solenidade de assinatura da Lei Catarinense de Inovação Tecnológica por não fazer qualquer referência a Udesc durante a solenidade, realizada na terça-feira (15) no Teatro Álvaro de Carvalho, em Florianópolis.

O reitor lembra que a Udesc teve participação ativa na discussão e estruturação da lei, além de desenvolver parcela importante e significativa das pesquisas realizadas no Estado, �muitas das quais citadas pelos oradores em seus discursos�.
“Não se trata aqui, Sr. secretário, de mencionar o reitor, seu representante ou quem quer que seja, mas sim a instituição Udesc”, ressaltou Arlindo de Carvalho.

“Tenho absoluta certeza de que o lapso cometido pelo cerimonial ao omitir a referência à participação da Udesc na solenidade, não foi mais do que apenas isso, um lapso, e é nesse sentido que me dirijo a V.Exa., como já o fiz pessoalmente ao governador Luiz Henrique ao final da referida solenidade, pois que tais situações, além de indelicadas são um forte desestímulo ao trabalho dos professores, pesquisadores e técnicos que tanto têm colaborado para o desenvolvimento científico e tecnológico do Estado e do País e têm conseguido ombrear a Universidade do Estado de Santa Catarina às melhores instituições do ensino superior do Brasil”, ressalta o reitor em exercício da Udesc.

E acrescenta: “Ademais, numa cerimônia em que tanto se falou em ciência e tecnologia, em pesquisa e inovação, na qual a Universidade Federal e a Acafe foram tantas vezes citadas e homenageadas – com justiça, diga-se – omitir-se a participação da única universidade pública do Governo do Estado passa a impressão à sociedade catarinense e ao resto do país, de um certo desprezo do Governo para com as suas próprias instituições, o que, evidendemente, não é o caso”. O documento foi encaminhado também ao presidente da Fapesc (Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica de Santa Catarina) Diomário de Queiroz.
Assessoria de Imprensa da Udesc

Um comentário:

Anônimo disse...

Cesar, lembra que em 2003 o LHS decretou intervenção na Udesc e colocou lá, como interventor, o Diomário? Pois é. Esperar o que da duplinha?

Marcelo Santos