quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

FERIADOS

Um leitor, que é servidor público, mandou um comentário que é uma espécie de defesa prévia contra aquela turma que gosta de generalizar e diz que barnabé é tudo malandro (e por falar nisso, na nota de ontem não insinuei nada: é que eu gosto muito de feriado, acho que a gente trabalha melhor quando está descansado e todo começo de ano gosto de saber quantos feriados teremos). Mas, fora isso, ele levanta uma questão séria, boa pra pensar:
“Caro Cesar e demais leitores, sou professor da rede pública catarinense e, todos os dias ‘enforcados’ que fizemos, o fizemos porque o governo desconta do nosso salário os ‘extras’ salariais, ou seja, se formos trabalhar, mesmo assim seremos descontados. Porque dia não trabalhado é economia para o Estado. Dentro desta perspectiva, LHS está pouco ligando para o povo catarinense. E essa situação acontece em todas as repartições, não só na educação. Nós da educação somos os únicos funcionários que temos que cumprir um calendário de 200 dias letivos, então quanto mais feriado e paradas, mais espremido vai ficando nosso calendário. Muitos de nós no ano passado queríamos trabalhar nos dias ‘enforcados’ (aqueles que ficam entre o feriado e o final de semana), mas, às vezes, éramos desestimulados pela direção, que dizia que não receberíamos. Dessa maneira, quem é responsável por todos os dias parados é o próprio governo e não seus funcionários. Não descarto porém, que tem muito funcionário público que não é chegado ao batente, mas uma boa parte é. Então tomemos cuidado para não colocar todos na mesma situação. Abraço. Geff Sbruzzi”

2 comentários:

Anônimo disse...

Tantas emoções? Simples, tio César. É simples assim: $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

ESCOZ disse...

Só pra comparar, lista de feriados nos eua em 2008:

http://www.opm.gov/Operating_Status_Schedules/fedhol/2008.asp

10 dias, incluindo ano novo e natal. Dos 8 restantes, empresas privadas param em apenas 4, e dão dois "flutuantes" extras para os trabalhadores.

Não acho que todo mundo no brasil é malandro, como disse o email acima, mas o brasil tem feriado DEMAIS! Depois ninguém sabe porque o país nao vai pra frente..

Abraços, Cesar