sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

E DÁ-LHE VIATURA

O Aderbal Machado [aqui] já falou nisso, dia desses: o governo faz tanta festa na entrega das novas “viaturas” para a polícia, que um desavisado pode até pensar que ali está a solução para os vários problemas da segurança pública.

Na foto acima, por exemplo, a chamada “cúpula” da segurança (o secretário da segurança é facilmente identificado porque só usa óculos de grife), acompanhados pelo prefeitoDário, pelo irmão deputado e pelo secretário regional, festejam a entrega de mais um lote de “viaturas”.

O comandante da polícia Militar até acena com a chave de um dos veículos, certamente orgulhoso de poder participar desse momento lindo.

E daí? Quantos litros de gasolina ou álcool estarão disponíveis para a nova frota? Quantos novos policiais, para reforçar as patrulhas, pilotar os veículos e manter a presença nas ruas? Os sistemas de controle e manutenção da frota estão funcionando adequadamente? Será que todo esse necessário entorno foi planejado e viabilizado?

E olha que nem falei na remuneração dos praças e em outras questões igualmente cabeludas...

É ótimo poder comprar veículos novos, é importante que a idade média da frota seja baixa. Mas também seria bom que esses atos de rotina (renovar parte da frota é coisa que tem que ser feita todos os anos, pois não?) fossem tratados como o que realmente são: atos de rotina, de certa forma obrigatórios para que se mantenha a força policial em condições de operação normal.

4 comentários:

Anônimo disse...

Foram comprados Fiat Uno 1.0 com Ar Condicionado...
A viatura é perfeita para o cambate a criminalidade e para salvar as pessoas com agilidade e segurança.

Anônimo disse...

Cada um dos mancebos que aparece tão bem na foto, deveria informar com quanto contribuiu para a compra dos veículos.

Unknown disse...

Pela primeira vez vejo uma reportagem (e não uma simples propagana) de abrangencia nacional sobre a ilha.

Esta em destaque, na capa do www.uol.com.br

http://noticias.uol.com.br/ultnot/2008/01/25/ult23u1032.jhtm

Anônimo disse...

Caro Cezar e demais leitores, vale a pena dar uma lidinha na reportagem da UOL, é uma síntese da realidade presente e, que derruba o discurso dos nossos políticos que vendem uma imagem bonita mas...